O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
Tapisco
Fotografia: Facebook Tapisco

Restaurante Tapisco já abriu no Porto

O restaurante Tapisco, do chef Henrique Sá Pessoa, chegou ao Porto. A combinação de tapas espanholas com petiscos portugueses constitui o conceito deste espaço, já existente em Lisboa. O Tapisco encontra-se em soft-opening, estando aberto apenas ao jantar.

A chegada ao Porto foi influenciada pela vontade dos clientes. “Os clientes do Porto que iam a Lisboa pediam-me para levar o Tapisco para a cidade e, sendo assim, não fazia sentido alterar totalmente o menu. O ADN da cozinha é o mesmo: a carta é idêntica, mas achámos que fazia sentido ter aqui pratos como as Tripas, por exemplo”, explicou Sá Pessoa, citado pela SAPO Lifestyle.

Novidades na ementa

O novo espaço no número 165 da Rua Mouzinho da Silveira apresenta vários pratos novos. Entre as novidades estão o carabineiro grelhado com salada de tomate (29 euros) ou a posta minhota galega (23 euros). Chegam também o arroz de bacalhau (19 euros) e o polvo à lagareiro (18 euros). O choco frito com maionese de coentros e lima, já disponível na ementa do restaurante em Lisboa, passa a ser servido num prego em bolo do caco.

Carabineiro grelhado com alioli e salada de tomate. (Fotografia: facebook.com/tapisco.pt)

Típicas do Porto, não faltam na ementa as já referidas tripas (17 euros). A novidade nos doces vai para os morangos com bolo de azeite e vinho do Porto (6 euros). A ementa de inspiração ibérica encontra-se dividida em cinco categorias: tapiscos, ovos, brasas, tachinhos e sobremesas. O bar dedicado aos vermutes passa a ter um espaço próprio à entrada do restaurante. 

Acima de tudo, Sá Pessoa destaca a versatilidade da carta. “Dá para quem quer beber um copo e comer um croquete, dá para quem quer jantar e comer um prato mais consistente, dá para quem quer petiscar algo, dá para quem quer comer um prato leve ao almoço”, referiu em declarações ao Observador.

LÊ TAMBÉM: COMIDA, MÚSICA E UMA FOGUEIRA: ASSIM É O ‘CHEFS ON FIRE’