Universal Pictures

10 filmes que podem vir a vencer um Oscar este ano

Estamos em setembro, altura em que se começa a falar de outono, abóboras e festivais de cinema. Depois de Veneza e Toronto, está oficialmente aberta a época mais movimentada da indústria cinematográfica. O Espalha-Factos traz-te dez filmes que já são potenciais candidatos aos Oscars de 2019.

Roma

Vencedor do Leão de Ouro em Veneza e com distribuição mundial garantida pela Netflix, este é talvez o filme mais falado do momento. Roma segue a vida de uma família de classe média, na Cidade do México, durante a década de 1970. O filme terá alguma inspiração autobiográfica por parte do argumentista e realizador, Alfonso Cuarón.

roma
Festival de Cinema de Veneza
First Man

Depois do sucesso de La La Land, as expectativas estão altas para o mais recente filme de Damien Chazelle. Baseado na biografia de Neil Armstrong, escrita por James R. Hansen, o filme retrata a jornada que levou Armstrong a ser o primeiro homem a andar sobre a Lua. No papel principal está Ryan Gosling, cuja interpretação tem sido elogiada pela crítica.

first man
Universal Pictures
A Star Is Born

O terceiro remake do original de 1937, Assim Nasce Uma Estrela, não deixa de ser uma estreia. Este é o primeiro projeto de Bradley Cooper enquanto realizador e o primeiro papel da cantora americana Lady Gaga. O filme conta a história de um cantor alcoólico que ajuda uma nova artista a lançar a sua carreira. Ambas as interpretações, tanto de Gaga como de Cooper, têm sido bem recebidas pela crítica.

Divulgação
Beautiful Boy

Depois de se ter sagrado o nomeado mais novo dos últimos oitenta anos na categoria de Melhor Ator, Timothée Chalamet está de volta. Em Beautiful Boy interpreta Nic Sheff, um jovem viciado em metanfetaminas. O filme conta uma história verídica, baseada nos memoirs de Nic e David Sheff, seu pai. O elenco conta ainda com Steve Carell e Amy Ryan. A realização é de Felix van Groeningen, sendo esta a sua estreia na língua inglesa.

beautiful boy
AmazonStudios
The Favourite

A próxima relação da Rainha Ana de Inglaterra com a sua aia Sarah Churchill é ameaçada com a chegada da jovem Abigail Masham à corte. Nos papeis principais estão Olivia Colman,  Rachel Weisz e Emma Stone. The Favourite foi realizado por Yorgos Lanthimos (A Lagosta), a partir de um argumento original de Deborah Davis e Tony McNamara. O filme venceu o Grande Prémio do Júri e a Taça Volpi de Melhor Atriz (Colman), em Veneza.

the favourite
Fox Searchlight Pictures
If Beale Street Could Talk

Também Barry Jenkins está de volta à corrida aos Oscars, desta vez com uma adaptação do romance de James Baldwin. O filme segue Tish Rivers (KiKi Layne), uma mulher afro-americana, cujo o marido foi injustamente condenado. Tish encarrega-se de limpar o nome do marido, antes do nascimento do seu filho. O argumento é também da autoria de Jenkins.

if beale street could talk
Festival de Cinema Internacional de Toronto
Wildlife

Wildlife é da autoria de Paul Dano, sendo esta a sua estreia enquanto realizador. O argumento foi escrito por Dano e Zoe Kazan, com base no romance de Richard Ford. O filme conta a história de um casal que se muda para o estado de Montana e aí vê o seu casamento desabar. Nos papeis principais estão Carey Mulligan e Jake Gyllenhaal.

wildlife
Festival de Cinema de Sundance
Widows

Quatro mulheres juntam-se para ocupar o lugar dos seus maridos, após estes serem mortos numa tentativa de assalto. Steve McQueen colaborou com Gillian Flynn neste argumento baseado numa série de televisão dos anos oitenta. O elenco conta com Viola Davis, Michelle Rodriguez, Elizabeth Debicki e Cynthia Erivo. A crítica tem elogiado tanto as interpretações, como a realização de McQueen.

widows
Sophia Dryden
Boy Erased

Boy Erased retrata a história do filho de um Pastor da Igreja Batista, que é forçado a um programa de conversão de orientação sexual. Com um elenco de excelência, o filme não podia passar despercebido nesta época de festivais. Nicole Kidman, Lucas Hedges e Joel Edgerton são alguns dos nomes sonantes envolvidos neste projeto. Edgerton esteve também a cargo da realização. O filme é inspirado numa história verídica, com base no memoir de Garrard Conley.

boy erased
Focus Features
Mid90s

Stevie é um rapaz de treze anos que mora em Los Angeles, na nos anos noventa. Durante o verão, Stevie ocupa o seu tempo com os seus amigos skateboarders e a sua atribulada vida familiar. Mid90s é o primeiro filme de Jonah Hill. O elenco conta com Sunny Suljic e Lucas Hedges.

mid90s
Festival de Cinema Internacional de Toronto
Mais Artigos
the crown
Lesley Manville junta-se ao elenco de ‘The Crown’