A Veneza de Portugal, como muitos gostam de lhe chamar, localiza-se no centro-norte do território português e é um dos distritos mais importantes do país. Além disso é nesta cidade que se encontra uma das melhores novas universidades europeias – a Universidade de Aveiro.

Esta vai ser a tua nova casa e queremos que lhe fiques a conhecer todos os cantos. Para que combatas aquele nervoso miudinho que assombra os estudantes nesta altura, o Espalha-Factos preparou-te uma lista dos lugares que deves ficar a conhecer em Aveiro. Esperamos que te ajude.  

Para visitar…

Arte nova

A construção de vários edifícios do centro da cidade foi baseada nas normas e no estilo da arte nova, sendo que muitos deles possuem varandas e janelas elaboradas e ornamentadas com motivos florais, bastante fáceis de identificar. Dá um passeio pelo centro da cidade e deixa-te deslumbrar com a peculiaridade destes edifícios que marcam a paisagem urbana da cidade. 

Salinas

Nas salinas podes aprender como funciona o processo de produção do sal. Para além disso, são oferecidas uma série de atividades, entre visitas guiadas, banhos salgados e bird-watching. Ir até às salinas sem nenhum propósito em específico também é uma grande opção para relaxar e fazer-te esquecer por momentos que estás numa cidade que cresce a um ritmo alucinante como Aveiro. O ambiente calmo que as salinas proporcionam tornam este um sítio ideal para grandes conversas.  

Praias

De certeza que já viste fotos das “casinhas às riscas” como esta. Pois bem, para as veres ao vivo e a cores basta deslocares-te à Costa Nova, que tem o grande plus de ser também onde encontras uma das melhores praias da zona. Pela módica quantia de 2 euros, apanha um autocarro no centro da cidade e desloca-te até à Costa Nova ou à Praia da Barra e a meia dúzia de quilómetros tens praia à tua espera. 

 

Ria de Aveiro

A bela cidade de Aveiro é também muito conhecida pela sua Ria daí ser também comparada à cidade italiana de Veneza. No entanto, aqui existem estradas onde peões e carros podem circular. Aproveita para dar um passeio ao longo da Ria e assim percorrer a cidade de outra forma. Caso queiras uma experiência diferente, os moliceiros estão atracados e à tua espera!


Parque Infante D. Pedro  

Apesar de toda a beleza da cidade, a verdade é que existem poucas zonas verdes. Porém, a beleza do Parque Infante D. Pedro, mais conhecido como Parque da Macaca, quase que o compensa. Localizado próximo da Universidade de Aveiro, é ideal para conheceres numa hora de almoço ou um furo inesperado. Tens também aparelhos de manutenção e podes aproveitar a extensa área do parque para correr e libertar o stress das aulas. 

 

Praça do Peixe

Não te deixes enganar pelo nome. A Praça do Peixe é um edifício construído na primeira década do século XX e que desde aí tem a função de mercado. Porém, não é por esses motivos que o vais ficar a conhecer. A Praça do Peixe é também o local onde se encontram vários cafés e bares de curso. Isso faz dela o local onde, muito provavelmente, vais passar mais tempo nas tuas quintas académicas.

Associação Cultural do Mercado Negro

Sair à noite vai ser uma das coisas que vais fazer com frequência, e claro, aqui não podia faltar a menção ao Mercado Negro. Aqui prometemos algumas coisas: boa música, aulas de dança, concertos e mesa de bilhar. Além disso a decoração e o ambiente calmo vai fazer com que te apaixones por este local no momento em que entrares.

Para saborear…

Golfinho

O Golfinho é um bar conhecido pelos seus shots de traçadinho. É paragem obrigatória para muitos estudantes nas quintas-feiras académicas.

Casa Pina

Foto: Facebook Casa Pina

Este bar é uma alternativa aos bares de música comercial. É um bar de rock mas tem uma oferta bastante diversa de bebidas. Apesar do bar marcar pela diferença não só na música como no cardápio, conta ainda com os tradicionais matraquilhos para te divertires com o teu novo grupo de amigos.

Café Ramona

Conhecido pelos melhores hambúrgueres de Portugal, vai fazer-te esquecer o McDonald’s ou o Burguer King apenas com uma dentada. O molho que acompanha as batatas, acredita é de outro mundo, e o melhor é que por apenas 6 euros tens direito ao menu completo (hambúrguer + batatas + bebida + café). Já sabes onde podes ir afogar as mágoas depois de um exame, não já?

Revolta

Este é um dos restaurantes mais recentes da cidade. Também é uma hamburgueria, mas apresenta-te um conceito diferente do Ramona já que aos hambúrgueres se junta a cerveja artesanal e a oportunidade de fazer uma prova de cerveja. Com nomes de hambúrguer como Revoltado, Amor e Ódio e Esquisito tens ainda uma opção vegan e sobremesas deliciosas.

Café Convívio

Conhecido pelos seus petiscos e pratos diários a preço acessível, é um ponto de encontro para muitos dos estudantes aveirenses. Tal como o próprio nome indica é aqui que vais passar algum do teu tempo, à volta da mesa (de bilhar) ou de um jogo de setas. 

Durante o verão o Convívio esteve em obras e vai mudar-se para um edifício novo, a poucos metros do anterior. Como caloiro de Aveiro, vais ter a oportunidade de o estrear e de ver as novidades que o novo espaço vai trazer. 

Cais Madeirense

Como o nome indica, é um local tipicamente madeirense. O hambúrguer ou o pão de alho (ambos em bolo do caco) são um dos pratos mais requisitados.

Também é possível fazer jantares de grupo com ementas especiais e bebida à descrição.

Ovos Moles

Típico doce de Aveiro que podes encontrar à venda em praticamente todos os cafés e pastelarias da cidade. É um doce conventual à base de ovos e açúcar criado pelas freiras dos vários conventos existentes até ao século XIX.

 

Tripas doces

As tripas doces de Aveiro são como uma bolacha americana, mas com a textura de um crepe. Diz-se que se chamam assim porque há alguns anos atrás eram servidas todas enroladas, parecendo-se com uma. As tripas podem ser simples ou recheadas de ovos moles, chocolate, queijo, entre outros. Podes comprá-las junto do Fórum ou na Praça do Peixe.