Para dar início à temporada 2018/2019, o Teatro Nacional D.Maria II, em Lisboa, abre as suas portas. Durante o próximo fim de semana, 15 e 16 de setembro, o teatro tem espetáculos para todas as idades e todos os gostos. Com entrada livre!

O convite é dirigido a todos, por isso esta iniciativa conta com peças de teatro, concertos, leituras, exposições e muito mais. “Porque o verdadeiro motivo é voltarmos a estar juntos”, confessa a organização em comunicado.

Teatro, muito teatro…

No sábado, o programa começa com uma peça infantil, às 11h. Um espetáculo para os meus filhos, de Rui Pina Coelho, explica a maiores de 8 anos as principais ideias de Karl Marx. Mas na verdade, é uma peça sobre pais e filhos. Este espetáculo repete no domingo, à mesma hora.

As peças de teatro continuam, agora para adultos. Às 20h podes escolher entre À espera de Godot ou Teatro. À espera de Godot, um texto de Samuel Beckett, encenado por David Pereira Bastos, que também participa na peça, é uma montagem assente no trabalho do ator. Pode também ser vista no domingo, às 19h. Teatro, uma peça onde atuam Beatriz Batarda, Cirila Bossuet, João Grosso, Lúcia Maria e Rui Mendes, é Teatro-dentro-do-teatro-dentro-do-teatro. Pascal Rambert, encenador, mergulha nas memórias de atores portugueses.

No domingo, para além das duas peças já apresentadas, podes ainda ver Perigo Feliz, às 19h. Dirigido por Tiago Rodrigues, está inserido no École des Maîtres, um projeto que convida anualmente um criador a trabalhar com jovens atores de quatro países: Portugal, Bélgica, França e Itália.

entrada livre

Foto: Filipe Ferreira / divulgação

E há leituras encenadas

Se gostas mesmo é de ler, também tens muitas opções de escolha. Sábado, às 14h30, podes optar entre Call Center, uma peça coral para sete atores, ou O Reino do Fundo, um texto sobre o Brasil urbano. Às 17h30, dirige-te à Sala do Rei para a leitura de Antes que ela se apague, uma peça com encenação de Sara Carinhas.

No domingo, às 14h30 podes novamente escolher entre Osmarina Pernambuco não consegue esquecer, encenação de Alex Cassal ou A noite mais longa do ano, encenação de Tiago Guedes. Às 17h, a peça Pode ser que um dia, fecha o ciclo das leituras encenadas.

Música também nunca pode faltar

Para os que são mais fãs de música, sábado, às 22h, podem assistir aos Clã que dão o concerto a partir da varanda do D. Maria II. Podes assistir, estando no Largo de São Domingos.

entrada livre

Foto: site oficial Teatro Nacional D. Maria II

Outras atividades

Entre os dois dias desta iniciativa, podes ainda ir à Feira do Livro de Teatro (sábado, das 14h às 22h, e domingo, das 11h às 21h). Podes fazer uma Visita Guiada à exposição Amélia (sábado e domingo às 15h) ou assistir a diversos lançamentos de livros.

Todos os bilhetes podem ser levantados na bilheteira do D.Maria II, a partir das 12h, para as sessões do próprio dia. Se queres assistir ao concerto ou ir à feira do livro, não precisas de bilhete, basta apareceres. Podes consultar toda a programação em detalhe aqui.

LÊ TAMBÉM: QUE AINDA ALGUÉM NOS INVENTE LEVA A HISTÓRIA DA RAINHA NJINGA MBANDI AO TEATRO DO BAIRRO