O início da vida universitária é sempre assustadora e entusiasmante em partes iguais. Conhecer pessoas novas, uma realidade diferente e uma cidade por explorar. No Espalha-Factos, achamos que tudo isto melhora se conheceres a cidade para onde vais estudar como a palma da tua mão desde o início. Para tal, deixamos-te 15 sugestões de locais/espaços que não vais querer perder na cidade do Porto.

Para laurear a pevide…

(1) Virtudes

Não há melhor sítio para passar um fim de tarde do que o Jardim das Virtudes. O parque existe no espaço da antiga Companhia Hortícola Portuense, tendo sido comprado pela câmara em 1965. É um jardim vertical, que se estende pela encosta abaixo e tem uma excelente vista que incluí a Alfândega, o Rio Douro e Vila Nova de Gaia.

Onde: Rua de Azevedo de Albuquerque, 4050-076

Quando:

De 1 de outubro a 31 de março: Entre as 09h00 e as 18h00.

De 1 de abril a 30 de setembro: Entre as 09h00 e as 19h00.

Jardim das Virtudes

(2) Palácio da Bolsa

Sim, o Palácio da Bolsa está cheio de turistas, mas vale bem a pena. É um edifício neoclássico, que mistura vários estilos arquitetónicos. No interior, não podes mesmo perder o Salão Árabe. A obra começou em 1842, depois do encerramento da Casa da Bolsa do Comércio. Atualmente, continua a ser a sede da Associação Comercial do Porto. O palácio acolhe eventos, como conferências e concertos, e tem ainda um restaurante. Para visitar o interior, podes participar nas visitas guiadas. Fica a 9 euros.

Onde: Rua Ferreira Borges, 4050-253

Quando (visitas):

De novembro a março: Das 09h00 às 13h00, e depois das 14h00 às 17h30.

De abril a outubro: Das 9h00 às 18h30.

Palácio da Bolsa: Facebook

(3) Avenida dos Aliados

A verdade é que não precisávamos de te dizer para visitar a Avenida dos Aliados, porque vais acabar por passar por lá. Os Aliados têm uma estação de metro própria em que passam algumas linhas, mas ficam tão perto da Trindade, onde passam todas, que nunca vais ter dificuldade em ir lá parar. Ao cimo da Avenida tens o edifício da Câmara Municipal do Porto, quase a completar 100 anos. Na outra ponta o Hotel Intercontinental, inaugurado em 2011 no antigo Palácio das Cardosas. O ex libris da cidade até pode ser a Torre dos Clérigos, mas os Aliados são uma espécie de ponto de passagem obrigatório. Não vais sair do Porto sem memórias da Avenida. E sim, provavelmente tem o McDonald’s mais bonito do mundo.

AvAliadosFonte

Avenida dos Aliados

(4) Teatro Nacional São João

O Teatro Nacional São João (TNSJ) inclui também o Teatro Carlos Alberto (TeCa) e o Mosteiro São Bento da Vitória (MSBV), mas é o edifício principal na praça da Batalha a merecer mais atenção. O atual TNSJ veio substituir no início do século XX o Real Teatro de São João, destruído por um incêndio em 1908. Na época em que foi construído, o edifício representava “um compromisso entre a inovação técnica e a continuidade estilística de um gosto tradicional”. Se só estiveres interessado no edifico, podes participar nas visitas guiadas por 5 euros, mas não deixes de ir aos espetáculos durante o ano. Há sempre desconto para estudantes, por isso aproveita.

Onde: Praça da Batalha, 4000-102

Quando (visitas guiadas):

Às 12h30, de terça-feira a sábado.

Teatro Nacional São João

Teatro Nacional São João

(5) Serralves

O edifício do Museu de Serralves foi projetado por Siza Vieira e inaugurado em 1999. Hoje, é considerado o mais importante museu de arte contemporânea do país. Mas mesmo que não estejas interessado nas exposições, Serralves vale pelos jardins e pela casa. Construída nos anos 30, a Casa de Serralves pertenceu ao Conde de Vizela e é considerada o melhor exemplar de arquitetura Art Déco em Portugal. O Parque de Serralves tem 18 hectares, tendo sido projetado pelo arquiteto Jacques Gréber. Inclui uma horta, um lago, jardins formais e matas. No fim da visita, podes ainda passar pela Casa de Chá. Há também um restaurante e um bar entre o auditório e a biblioteca do museu. Durante o Verão, podes visitar Serralves durante a noite através da iniciativa Há Luz no Parque. A entrada inclui o museu, o jardim e a casa e custa 10 euros, mas há desconto de 50% para estudantes. Há entrada gratuita nas manhãs dos primeiros domingos do mês.

Onde: R. Dom João de Castro 210, 4150-417

Quando:

De novembro a março: Das 10h00 às 18h00 durante a semana, até às 19h00 aos fins-de-semana e feriados.

De abril a setembro: Das 10h00 às 19h00 durante a semana, até às 20h00 aos fins-de-semana e feriados.

Serralves em Festa

Serralves

 

Para encher o bandulho…

(1) Casinha Boutique Café

Um ambiente descontraído, com boa comida e uma esplanada silenciosa. Às vezes é difícil encontrar este tipo de espaços nas grandes cidades mas este espaço na Avenida da Boavista preenche todos os requisitos. Ideal para os estudantes do pólo do Campo Alegre, o Casinha Boutique Café tem brunch diário (inclui sopa ou iogurte com compota, croissant e scone servido com compota e manteiga e uma fatia de bolo à escolha), panquecas, crepes, menus de almoço, quiches, açaís, sanduíches, saladas e cafés (quentes ou frios) para todos os gostos.

Onde:  Avenida da Boavista, 854, Boavista, Porto.

Quando: De segunda a sábado das 9h00 à 00h e aos domingos das 10h00 às 22h00.

Casinha Boutique Café Boavista: Facebook

(2) Café Progresso

O espaço já tinha mais de 100 anos quando foi renovado. Abriu em 1899 para servir cafés à cidade do Porto, mas depois da mudança de look, em 2017, não descartou o café de saco que agora vêm do Brasil, Guatemala, Costa Rica e Etiópia em vários formatos, desde o cappuccino ao expresso tradicional. Se não és amante de café podes também deliciar-te com os famosos queques e torradas. No novo Progresso há ainda pizzas preparadas em forno de lenha. É um local acolhedor que convida a passar uma tarde, seja a estudar ou a pôr a conversa em dia.

Onde:  Rua Actor João Guedes, 5, 4050-310 Porto

Quando: Terças a quintas das 08h00 às 23h59, sextas e sábados até às 02h00 e domingo até às 23h00. Fecha às segundas.

Café Progresso: Facebook

(3) O Diplomata

Há quem lhes chame “as melhores panquecas do Porto”, e com razão. O Diplomata é um espaço acolhedor bem no centro da cidade que é conhecido pelas suas panquecas de mil e um sabores a preços acessíveis. Com a fama que cresceu nos últimos anos, o Diplomata renovou-se e adicionou à carta um menu de brunch e mais opções para almoços. Por 4€ comes sopa, meia tosta (em pão saloio, por exemplo, com presunto, queijo, tomate ou rúcula). Se queres conhecer este espaço e comer as tuas panquecas longe das filas, aconselhamos-te a ir de manhã ou ao início de tarde porque pelas 16h-17h, em plena hora do lanche, é muito provável que já exista fila de espera.

Onde:  Rua de José Falcão, 32, Porto

Quando: Todos os dias das 10h00 às 20h00, aos domingos das 10h00 às 16h00.

O Diplomata: Facebook

(4) Gelataria Sincelo

Esteve fechada durante alguns meses para mudança e reabriu há alguns anos com uma imagem renovada. Desde 1980 que a Sincelo mora na Rua de Ceuta e se perguntares por aí há quem se lembra de lá ir em criança devorar os clássicos copos de gelado.Do antigo espaço manteve-se a essência, só se mudou a decoração que agora é mais moderna. Se és amante de gelados tradicionais, seja no inverno ou no verão, este é o sítio perfeito para passares uma tarde de estudo ou de convívio. Nunca está cheio, a música é dos anos 80/90 e o cheiro a guloseimas chega até ao piso superior. No espaço não faltam mesas ou variedade de sabores que podes pedir simples (copo ou cone), ou num waffes, crepe ou panquecas. Os mais aventureiros podem deliciar-se com o Evereste ou espreitar o Ramalhete (copos com várias bolas de gelado e bolacha em cima que podem ser personalizados ao gosto de cada um).

Onde:  Rua de Ceuta, 54, Porto.

Quando: De terça a domingo das 13h30 à 00h30.

Gelataria Sincelo: Facebook

(5) Piolho e 77

O Piolho é provavelmente o local mais conhecido pelos estudantes da Academia do Porto, tanto pela sua história como por ser uma ponto de encontro para muitos grupos de amigos. Inaugurado em 1909, o mítico Piolho chama-se na verdade café Âncora D’Ouro. O Piolho é também por eleição o local onde grupos de estudantes e tunas académicas escolhem perpetuar a sua história através de placas de pedra que podem ser vistas por todas as paredes do emblemático café.

Já o 77 é conhecido pelo espaço que tira a fome aos universitários em noites de festa. A dois passos do Piolho e do centro da noite académica do Porto está aberto quase até de madrugada e tem em conta as carteiras de quem o visita. Pelo noite dentro há finos a 50 cêntimos, pizzas, folhados, bifanas e fritos para todos os gostos. Para além dos comes e bebes há jogos de bar e mesa de bilhar.

Piolho

Onde: Praça de Parada Leitão, n.º 45, Porto.

Quando: Segundas a sábados, das 07h00 às 04h00.

77

Onde:  Travessa de Cedofeita, 22, Porto.

Quando: Todos os dias das 10h00 às 04h00.

cafepiolho_small3

Piolho

(6) Tarantino

Para os amantes de comida italiana e de cinema, o Tarantino é uma boa escolha para almoços ou jantares descontraídos e a bons preços. Decorado com posters de filmes emblemáticos nas suas paredes, o espaço oferece cerca de 15 pizzas diferentes, sendo que a metade fica a 5 euros. Para quem não é fã de pizza, também há saladas, lasanhas ou sandes.

Onde: Praça Carlos Alberto, n.º 61, Porto.

Quando: Segundas a sábados, das 07h00 às 02h00.

313106_384637581601794_1025889033_n

Tarantino

(7) Zenith – Brunch & Cocktails Bar

O Zenith é desta lista o espaço mais recente da Invicta, mas nem por isso deixa de ser o menos conhecido. Abriu em 2017 com o propósito de trazer o brunch à cidade e desde aí que tem feito as delícias de quem o frequenta. Se procuras um espaço com uma decoração diferente e que grita convívio e boa comida o Zenith é uma boa aposta. No menu há croissants, taças de açaí, tapiocas, ovos e tostas. Para beber podes escolher os clássicos cafés, sumos naturais e até sangrias, gins, mojitos e caipirinhas.

Onde: Praça de Carlos Alberto, 86, Porto

Quando: Segundas a domingos, das 9h00 às 19h00.

Zenith – Brunch & Cocktails: Facebook

 

Para bergar a mola…

(1) Biblioteca Pública Municipal do Porto e Biblioteca Municipal Almeida Garrett

As duas bibliotecas municipais do Porto são duas ótimas opções para estudar. A primeira, instalada no antigo Convento de Santo António da Cidade, no Jardim de São Lázaro, destaca-se pela beleza e pela qualidade do seu acervo. Já da segunda é de salientar a ímpar localização, nos Jardins do Palácio de Cristal, e a airosidade do espaço, que muito ajuda à tarefa, por vezes hercúlea, de estudar.

Biblioteca Pública Municipal do Porto

Onde: Rua de D. João IV (ao Jardim de S. Lázaro)

Quando:

Horário geral (16 de setembro a 14 de julho): de terça a sexta das 9h00 às 19h30; de segunda e sábado das 10h00 às 18h00; encerra domingos e feriados.

Horário de verão (15 de julho a 15 de setembro): de segunda a sexta das 10h00 às 18h00; encerra sábados, domingos e feriados.

Biblioteca Municipal Almeida Garrett

Onde: Rua de D. Manuel II (Jardins do Palácio de Cristal)

Quando: De terça a sábado, das 10h00 às 18h00; à segunda das 14h00 às 18h00.

Biblioteca Municipal Almeida Garrett: CM-Porto

(2) E-Learning Cafés da U.Porto

Estes dois espaços, um no pólo da Asprela e outro no Jardim Botânico do Porto, primam por serem locais pensados especificamente para os estudantes. Outro ponto muito positivo é o seu horário alargado, útil para aquelas épocas de exame nas quais os dias parecem não ter horas suficientes para dar vazão ao muito que há para estudar.

E-learning Café Asprela

Onde: Rua Alfredo Allen

Quando: das 08h00 às 02h00 (A partir das 02:00h o espaço apenas se manterá aberto se lá permanecerem mais de 10 pessoas).

E-learning Café Botânico

Onde: Rua do Campo Alegre (Jardim Botânico do Porto)

Quando: das 10h00 às 00h00.

E-learning Café Botânico: Facebook

(3) Pólo Zero

Projeto da Federação Académica do Porto e localizado no coração do Porto, em plena zona dos Clérigos, o Pólo Zero é um espaço excelente para queimar as pestanas quer individualmente quer em grupo. Inaugurado somente em 2016, a qualidade do espaço e o horário, também, alargado, são uma mais valia.

Onde:  Rua São Filipe de Nery, n.º 87

Quando: das 10h00 às 24h00.

Pólo Zero: Facebook