The Death and Life of John F. Donovan, o próximo filme de Xavier Dolan, teve a sua estreia no dia 10 de setembro, no Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF). Isso deve-se ao facto de Tão Só o Fim do Mundo (2016), o seu filme anterior, ter sido vaiado no Festival de Cannes.

Segundo Dolan, “Cannes tem a sua forma cansativa de fazer tudo dramático e extremo, seja isso de forma positiva ou negativa“. Assegura ainda que “John F. Donovan não é de todo um filme que deve gerar esse tipo de radicalismo, nem tem a pretensão de ser uma tentativa A-List que deveria estar ao mesmo nível que as dos realizadores na competição principal“.

Donovan é a história da correspondência entre John F. Donovan, uma estrela da televisão americana, e Rupert Turner, um miúdo de 11 anos. Após esta correspondência ter sido revelada por uma revista, uma série de eventos levam ao fim da carreira de Donovan e à sua morte.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=jz1aTnK3Ezg]

Xavier Dolan é considerado um prodígio do cinema, tendo realizado o seu primeiro filme (J’ai tué ma mère) quando tinha apenas 19 anos. O seu projeto mais recente marca a sua primeira incursão na língua inglesa, sendo que este também conta com um elenco que inclui atores de Hollywood, como Kit Harington (A Guerra dos Tronos), Natalie Portman (Cisne Negro) e Susan Sarandon (Festival Rocky de Terror).

The Death and Life of John F. Donovan estreou no TIFF no dia 10 de setembro e é provável que a sua estreia mundial seja anunciada em breve. Entretanto, Dolan já está a preparar Matthias & Maxime, o seu próximo filme após Donovan.