Bistromania – no Bistro Como em Casa é o novo livro do chef Ljubomir Stanisic. Após o regresso a Pesadelo na Cozinha, cuja 2.ª temporada estreou no passado domingo na TVI, o chef publica o seu quinto livro. Nas livrarias a partir de 18 de setembro, esta edição do Grupo Leya/ Casa das Letras revela-nos receitas e muitas histórias.

Este livro é muito mais que um livro: são histórias de vida partilhadas pelo autor. No mês em que completa 8 anos de existência, o Bistro 100 Maneiras, restaurante que teve um papel fundamental na vida do chef, é agora um dos protagonistas do livro.

Ljubomir Stanisic quer fazer-nos sentir em casa. E quer que a nossa casa se ‘sinta’ um bistro. Para isso, ao longo de 300 páginas o chef, consultor, produtor de vinhos e de facas partilha connosco 100 receitas. Receitas para repetirmos em casa. Receitas para picar, para partilhar, para comer de garfo e faca ou para comer diretamente com as mãos. Receitas para todos os tipos de gostos: para novos e crescidos, doces e salgados, picantes ou vegetarianos. E receitas de bebidas, cocktails ou vinhos, não fosse Ljubomir também produtor de vinhos.

Mas não é só de receitas que o livro trata. Inclui também a história da sua vida e da sua gente. Dos que trabalham com ele, dos que o ajudam a fazer do restaurante Bistro 100 Maneiras um lugar tão deliciosamente popular. Fala de arte e de música, fala dos amigos. Mas, claro, da família também, já que Mónica Franco, jornalista e esposa do mediático cozinheiro, participou na elaboração do livro.

Na mesma altura em que Ljubomir regressa à televisão, chega também às livrarias a sua quinta obra (a quarta numa parceria especial com Mónica). Esta só chega oficialmente às bancas no dia 18 de setembro. No entanto, se estás super curioso, podes já encomendá-lo online. Na Wook tem o valor de 20,61 euros, com portes grátis e envio a partir do dia 18.

Ljubomir Stanisic

Foto: divulgação

E afinal, quem é Ljubomir Stanisic?

Todos o conhecem do atual 100 Maneiras Bistro (n.º 1 mundial nos Monocle Restaurant Awards de 2017), de ser jurado no primeiro Masterchef Portugal ou de ser o protagonista do programa Pesadelo Na Cozinha. Todos sabem também que chegou a Portugal em 1997, em fuga da guerra na antiga Jugoslávia e que se agarrou de unhas e dentes à arte da culinária.

O que talvez não saibam é que Ljubomir, para além de chef premiado, é também produtor de vinhos. Há 15 anos que produz vinhos no Alentejo, no Pico, e no Douro, Norte e Centro do país. Tem hortas biológicas e fumeiros. É chefe consultor do Sublime Comporta, um hotel de luxo no Alentejo, tem um projeto conjunto com o Hotel 6 Sense Douro Valley, onde assume o papel de consultor gastronómico.

Ljubomir Stanisic

Foto: página oficial de Ljubomir Stanisic no Facebook

LÊ TAMBÉM: TRÊS COROAS NEGRAS, A OBRA INSPIRADA POR ABELHAS-RAINHAS JÁ CHEGOU A PORTUGAL