A quinta edição deste ano da revista americana WMagazine decidiu celebrar a igualdade de género e o women power sendo totalmente composta por rostos femininos e tendo como tema The Female Gaze.

Este tema tem estado bastante presente no mundo da moda onde, apesar de as capas serem protagonizadas muitas vezes por rostos femininos, por detrás das cortinas e, em cargos de decisão, a realidade é bem diferente e a população feminina pouco representada.

Fotografia: WMagazine/ Divulgação

Contudo, esta edição contou também com o trabalho de Stefano Tonchi, editor da WMagazine desde 2010, e único membro masculino desta equipa.

De entre as várias pessoas que participaram nesta edição destacam-se caras bastante conhecidas quer do mundo do cinema, como Cate Blanchett, que surge na capa deste novo projeto, e Ava DuVernay, roteirista, como também membros do mundo da moda, Adriana Lima, Miuccia Prada, e Maria Grazia Chiuri e ainda do mundo das artes.

No entanto, para além de ser a capa, Blanchett assumiu também o papel de editora convidada e,  de modo a conseguir ao máximo o captar o espírito feminino teve também um papel essencial na escolha do guarda-roupa, selecionando apenas itens de estilistas femininas, e também no que toca à fotografia.

Fotografia: WMagazine/ Divulgação

De acordo com a atriz, e inspirando-se um pouco na teoria da fotografia do sociólogo e semiólogo Roland Barthes, esta edição pretende ser uma provocação e um apelo para olharmos para a vida por uma lente diferente.

Coincidência, ou talvez não, o lançamento da quinta edição da WMagazine ocorreu em simultâneo com o lançamento da revista Garage, protagonizada por Rihanna onde, tal como esta, todas as fotografias são da autoria de nomes femininos.