NOS Audiovisuais

‘The Nun – A Freira Maldita’ é um dos piores filmes de The Conjuring

Um dos filmes de terror mais esperados do ano deu o mote à 12.ª edição do MOTELX – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa. Eram muitas as promessas de The Nun – A Freira Maldita mas poucas foram cumpridas.

Um vez que faz parte da conhecida série de terror The Conjuring, que, até agora, apenas tinha tido o seu ponto baixo com Annabelle (2014) as expectativas eram elevadas. Infelizmente, The Nun é mais uma nódoa no universo cinematográfico em que se insere. Uma fita, que, na melhor das hipóteses, está cheia de sugestões de boas ideias que nunca chegam a materializar-se.

Ao contrário do que acontece na sua primeira obra, The Hallow (que passou pelo MOTELX em 2015), o realizador Corin Hardy vê-se incapaz de criar um produto verdadeiramente memorável. O filme “demora a começar” e, apesar de um esforço visível em querer surpreender, apresenta-se sem momentos genuínos ou qualquer surpresa digna de nota.

Lê também: 5 CURIOSIDADES SOBRE ‘THE NUN – A FREIRA MALDITA’

Os jump scares são denunciados pela atmosfera bem antes de chegarem, e o único que talvez pudesse oferecer mais impacto há meses que foi oferecido pelo trailer. Por outro lado, já no terceiro ato, o filme por momentos decide abandonar a aposta completa (e quase sempre falhada) no terror, e passa abruptamente a servir-se de um comic relief que, nessa altura, já não consegue salvar o filme (antes pelo contrário).

De positivo, um óbvio destaque para os visuais sinistros na Abadia de Santa Carta, alguns planos da cinematografia a revelar engenho, e ainda Taissa Farmiga e o nomeado ao Oscar Demián Bichir (A Better Life, 2011), enquanto Irmã Irene e Padre Burke – dois empáticos protagonistas que mereciam uma missão verdadeiramente aterradora em solo romeno.

NOS Audiovisuais

5/10

Título original: The Nun 
Realização: Corin Hardy 
Argumento: Gary Dauberman
Elenco: Demián Bichir, Taissa Farmiga, Jonas Bloquet, Charlotte Hope, Ingrid Bisu, Bonnie Aarons
Género: Terror, Mistério, Thriller
Duração: 96 minutos

 

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Terra Brava
Sem ‘Nazaré’, SIC aposta em episódios duplos de ‘Terra Brava’