vocore2
vocore.io

VoCore2, o computador do tamanho de um selo postal

O VoCore2 chegou oficialmente ao mercado nesta segunda feira (3). Trata-se de uma SoC (System on a Chip) do tamanho aproximado de um selo postal. Apesar do tamanho muito compacto, suporta USB, Ethernet e WiFi, inclui um processador que funciona a 580MHz e ainda 128MB de RAM. Uma boa opção para o teu próximo projeto DIY.

O Raspberry Pi (RPi) é muito, provavelmente, a SoC mais conhecida. Ele é utilizado para diferentes projetos DIY, desde media centers a consolas, de arcadas a “cérebro” de um veículo de exploração planetária da NASA. O limite é a imaginação, como poderão confirmar com uma visita ao site instructables.com.

Lê também: OS 5 MELHORES SITES DE STREAMING PARA O REGRESSO ÀS AULAS

O VoCore2 é mais uma plataforma de hardware open-source a ter em conta neste segmento de mercado. As características mais modestas, como o processador de 580MHz e os 128MB de RAM, não permitirão a sua utilização em projetos mais complexos como acontece com o RPi, mas é uma excelente opção a ter em conta em projetos relacionados com, por exemplo, redes informáticas.

Aliás, é este tipo de utilização que o projeto tem em mente, como mostra a escolha do OpenWrt/LEDE, uma distribuição de GNU/Linux desenvolvida para equipamentos de rede como routers.

Claro que, sendo um projeto de hardware open-source, a sua utilização não está limitada a router. Como o vídeo abaixo mostra, também pode ser usado como consola. Neste vídeo, o VoCore2 está ligado a um ecrã, um dos vários addons oficiais deste projeto, e a correr o jogo Doom.

Outro dos addons oficiais é uma câmara com gravação em Full-HD, também ela com dimensões muito reduzidas (20mm x 20mm x 25mm). É uma boa opção para um sistema de videovigilância caseiro, por exemplo.

Podes ficar a saber mais sobre o VoCore2 no site oficial.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Governo Sombra
SIC atrasa ‘Governo Sombra’ para segurar ‘Big Brother’