O VoCore2 chegou oficialmente ao mercado nesta segunda feira (3). Trata-se de uma SoC (System on a Chip) do tamanho aproximado de um selo postal. Apesar do tamanho muito compacto, suporta USB, Ethernet e WiFi, inclui um processador que funciona a 580MHz e ainda 128MB de RAM. Uma boa opção para o teu próximo projeto DIY.

O Raspberry Pi (RPi) é muito, provavelmente, a SoC mais conhecida. Ele é utilizado para diferentes projetos DIY, desde media centers a consolas, de arcadas a “cérebro” de um veículo de exploração planetária da NASA. O limite é a imaginação, como poderão confirmar com uma visita ao site instructables.com.

Lê também: OS 5 MELHORES SITES DE STREAMING PARA O REGRESSO ÀS AULAS

O VoCore2 é mais uma plataforma de hardware open-source a ter em conta neste segmento de mercado. As características mais modestas, como o processador de 580MHz e os 128MB de RAM, não permitirão a sua utilização em projetos mais complexos como acontece com o RPi, mas é uma excelente opção a ter em conta em projetos relacionados com, por exemplo, redes informáticas.

Aliás, é este tipo de utilização que o projeto tem em mente, como mostra a escolha do OpenWrt/LEDE, uma distribuição de GNU/Linux desenvolvida para equipamentos de rede como routers.

Claro que, sendo um projeto de hardware open-source, a sua utilização não está limitada a router. Como o vídeo abaixo mostra, também pode ser usado como consola. Neste vídeo, o VoCore2 está ligado a um ecrã, um dos vários addons oficiais deste projeto, e a correr o jogo Doom.

Outro dos addons oficiais é uma câmara com gravação em Full-HD, também ela com dimensões muito reduzidas (20mm x 20mm x 25mm). É uma boa opção para um sistema de videovigilância caseiro, por exemplo.

Podes ficar a saber mais sobre o VoCore2 no site oficial.