A estreia de Portugal na nova Liga das Nações está marcada para quinta-feira (6 de setembro), frente à vice-campeã mundial, a Croácia. O jogo começa as 19h45 e decorrerá no Estádio do Algarve, com transmissão na RTP1.

Apesar do horário do jogo, a RTP começará a emissão do jogo a partir das 18h30, no seu terceiro canal (RTP3). Aqui, a equipa da estação pública contará com o antigo internacional Hélder Postiga, Rui Malheiro e Bruno Prata para falar sobre o jogo, numa emissão conduzida por Manuel Fernandes SilvaJoão Domingos e Clara Osório, jornalistas do canal, acompanharão a emissão ao seguirem os jogadores através do seu local de estágio.

O jogo terá narração dos jornalistas Gonçalo Ventura e António Tadeia. Após o apito final, a RTP fará o habitual seguimento das reações em direto e análise do jogo, através da RTP3.

Após se defrontarem no último europeu a contar para os oitavos de final, onde Portugal acabou por sair vencedor com um golo de Ricardo Quaresma no prolongamento, as seleções voltam a encontrar-se. Desta feita na nova competição da UEFA, a Liga das NaçõesEsta é uma competição que decorrerá a cada dois anos e que conta com os 55 países membros da União das Federações Europeias de Futebol (UEFA).

O torneio consiste numa divisão em quatro ligas consoante a posição no ranking da UEFA de cada país. Aqui, o vencedor de cada uma dessas ligas garantirá o apuramento direto para o próximo europeu, caso não o tenha conseguido na fase regular de qualificação.

A Liga das Nações tem assim a peculiaridade de fazer parte do processo de qualificação para o próximo europeu, que decorrerá em 2020. Este será a 16ª edição do europeu e celebrará os 60 anos do torneio, pelo que irá decorrer em vários países europeus, deste Itália, até Inglaterra.

A RTP acompanhará o percurso da seleção portuguesa nesta competição, que estará inserida no grupo três da Liga C, juntamente com Itália e Polónia. Os jogos serão disputados nos meses de setembro e novembro, sendo que os vencedores de cada grupo seguirão para as meias-finais da competição. A final decorrerá em junho de 2019, no país de uma das quatro nações finalistas.

Lê também: October Films prepara documentário sobre o fenómeno mundial do Futebol