A estação pública continua a apostar nas séries estrangeiras para exibir nas noites de segunda a sexta. Irmãos e Inimigos é a nova produção que a RTP 2 estreia esta sexta feira (7), pelas 22h15.

A minissérie alemã, com seis episódios de aproximadamente 50 minutos cada, segue Lars Weber (Tom Schilling), um jovem agente dos Serviços Secretos da Alemanha Oriental (RDA). Aos 25 anos, progride na carreira, mas sabe que, na RDA, cada progressão traz determinadas obrigações e esta não é exceção— tem de provar lealdade ao seu país.

Na primavera de 1974, durante a sua formação de espionagem, Lars é enviado para Berlim ocidental como um “espião Romeu”. A sua missão consiste em seduzir mulheres que trabalham em cargos sensíveis para ter acesso a informação secreta que beneficie o seu governo.

Irmãos e Inimigos

(Fotografia: RTP/divulgação)

Uma dessas mulheres é Lauren Faber (Sofia Helin), oficial dos Serviços Secretos Britânicos. A sua colega mais nova, Sabine Cutter (Friederike Becht), também é alvo das técnicas de Lars, com a diferença que nutre uma paixão pelo agente. Só que nenhum dos dois sabe o segredo um do outro.

Ao mesmo tempo, em ambos os lados do Muro de Berlim, várias situações começam a acontecer. Um professor e o seu grupo de amigos tentam escavar um túnel por baixo do muro para escapar à opressão da RDA. Kiara, prima de Lars, faz de tudo para conseguir o título de campeã olímpica como nadadora pela RDA, começando a ingerir comprimidos que têm efeitos secundários perturbadores.

A Cortina de Ferro parece impenetrável. Todos, independentemente da sua função, procuram segurança, humanidade e liberdade. Apesar de terem sistemas e vidas diferentes, todos partilham o mesmo céu.

Irmãos e Inimigos

(Fotografia: RTP/divulgação)

Uma co-produção entre a emissora alemã ZDF e a checa Česká televize, a série é realizada pelo conceituado cineasta Oliver Hirschbiegel (‘A Queda: Hitler e o Fim do Terceiro Reich’, ‘13 Minutos’) e retrata famílias que vivem em ambos os lados do Muro de Berlim durante o auge da Guerra Fria da década de 70 alemã, um período agitado na história do país.

O primeiro episódio de Der gleiche Himmel, título original, vai para o ar na próxima sexta feira, 7 de setembro. A série sucede Unidade 42, a produção belga que ocupa as noites da RTP 2 até ao final da semana.

Lê também: Cinco séries europeias que podem ser o próximo sucesso televisivo