O plurivalente frontman dos Radiohead, Thom Yorke, aventurou-se pela primeira vez pelos mares das bandas sonoras. Durante o Festival de Cinema de Veneza, o músico revelou alguns detalhes acerca do processo criativo por detrás do perspicaz soundtrack de Suspiria.

Dirigido por Luca GuadagninoSuspiria conta com Chloe Grace Moretz, Dakota Johnson e Tilda Swinton no valioso elenco. Durante o painel do filme no festival, no qual Yorke participou, o mesmo explicou as suas motivações enquanto compunha a banda sonora do remake do clássico italiano:

“Há uma forma de repetição na música que pode hipnotizar e fiquei a pensar comigo mesmo que era uma forma de fazer “feitiços”. Então, quando eu estava a trabalhar no meu estúdio, estava a fazer feitiços”, revelou o músico ao público.

“Isto soa ridículo, mas é como eu me estava a sentir sobre isso. Foi uma espécie de liberdade que nunca tive antes: não estou a trabalhar no formato de uma música ou arranjo, estou apenas a explorar. Estou a pôr as coisas no meu estúdio e a ver o que o estúdio me dá de volta.”

View this post on Instagram

Том Йорк рассказывает о процессе создания саундтрека к #Suspiria. Говорит, что ему нравилась Музыка к оригинальному фильму, которую записала группа Goblin, но Том не вдохновлялся их звучанием. Вообще он переживал, говорит никогда раньше не писал музыку к фильму, хотел отказаться, но потом понял, что пожалел бы об упущенной возможности. А мы гарантируем, что вы захотите слушать #ost Йорка снова и снова. Ждём релиза 😍 #томйорк #thomyorke #venicefilmfestival #синемаголикиввенеции

A post shared by ✞ CINEMAHOLICS ✞ (@thecinemaholics) on

Embora o clássico de 1978 continue a ter o brilhante soundtrack dos Goblin, o trabalho de Thom Yorke não fica, de todo, atrás. Inspirou-se no Krautrock e na Berlim dos anos 70, aliando a sua criatividade única à pura liberdade que Luca lhe deu. Por conseguinte, tal como Dario Argento e os Goblin, também Yorke e Guadagnino tiveram uma relação criativa muito próxima.

Um exemplo da composição para o filme pode ser ouvido no trailer oficial do filme que tem estreia marcada para 26 de outubro: