Os famosos gelados Magnum criaram duas versões veganas. Por enquanto, só estão à venda na Suécia e na Finlândia, mas já existe uma petição para os trazer até Portugal.

Magnum Vegan Classic e Magnum Vegan Almond. São estes os sabores dos gelados veganos lançados pela Magnum em setembro.

Magnum Vegan

Novos Magnum Vegan (Fotografia: Site Associação Vegetariana Portuguesa)

A base dos gelados é feita com proteína de amendoim e chocolate vegano, sem lacticínios. Os gelados têm o selo de aprovação da European Vegatarian Union. São os primeiros da marca no que toca ao veganismo, mas não relativamente à sustentabilidade.

Para já, mais de 98% dos grãos de cacau Magnum são de origem sustentável. De acordo com a marca, o objetivo é melhorar esta percentagem. “Estamos a trabalhar arduamente para que, muito em breve, o número chegue a 100%”, garantem no site oficial.

O cacau dos gelados Magnum é certificado pela Rainforest Alliance. Alguns dos exemplos dos produtos que contêm este cacau são o Magnum Branco, ou o Magnum Sandwich.

De acordo com a Kespro, um dos líderes do mercado retalhista finlandês, as versões veganas também serão certificadas pela Rainforest Alliance.

Enquanto se espera o Magnum Vegan…

A variedade de gelados veganos tem vindo a crescer ao longo dos últimos anos. A Innova Market Insights data demonstra que entre 2003 e 2017 a procura por alternativas veganas cresceu 62%.

Em Portugal também já há várias opções.

Um deles é o Cornetto Vegan, também da Olá, lançado no início de 2018. É feito com leite de soja e não tem glúten. O gelado é aromatizado com baunilha e na cobertura tem chocolate e pedaços de avelã.

LÊ TAMBÉM: OLÁ LANÇA CORNETTO VEGAN

 

Cornetto

Mais recentemente, também os supermercados LIDL adicionaram gelados veganos às suas prateleiras em dois sabores diferentes: ‘amendoim e avelã’ e ‘frutos silvestres’.

LÊ TAMBÉM: A PARTIR DE AGORA HÁ GELADOS VEGANOS NO LIDL
Gelado Vegan

Gelado Vegan, Lidl (Fotografia: multipromos)

No que toca a geladarias, tens a Amorino, a Mamma Mia ou a Artisani.

  • A Amorino – conhecida pelos gelados em forma de flor – tem como opções veganas os gelados de Chocolate (bio), de Manga Alphonso, de Lima e Manjericão e de Pistácio Mawardi.
Amorino

(Fotografia: cheyanne.harris/ Facebook Amorino)

  • Mamma Mia, em Campo de Ourique. A gelataria que tem sabores italianos, como o tiramisu, mas também veganos. É o caso do chocolate vegan com 70% de cacau.
  • Tens também a Artisani, com oito lojas em todo o país. A gelataria tem um gelado vegan que junta vários sabores num só: mirtilos, framboesas, morangos, pêssegos, kiwis, laranjas e limões.

Magnum Vegan em Portugal

Para trazer os gelados Magnum Vegan para o nosso país a Associação Vegetariana Portuguesa já lançou uma petição. São precisas 15000 assinaturas e há 719 até agora. Podes aceder à mesma através deste link.