Setembro é mês de regresso às aulas e também de regresso às leituras! Se gostas de ler um livro antes que alguém te possa contar o final, este artigo antecipa-te os lançamentos mais imediatos. As publicações em setembro são imensas, mas o Espalha-Factos deixa-te um conjunto de sugestões para leres nesta rentrée literária.

As novas publicações começam já este sábado. Dia 1 é publicado pela Casa das Letras o livro Os Fios, de Sandra Catarino. O primeiro livro desta autora mostra-nos a história tripartida por três crianças, Madalena, Celeste e Samuel, contada por três mulheres. São os fios que se enredam e que tecem uma história sobre o meio rural.

setembro

Foto: divulgação

4 de setembro

Neste dia, são várias as novas publicações: Todos os Poemas são de Amor, uma antologia de Manuel Alegre, que inclui nove poemas inéditos, publicada pela Dom Quixote. Ainda no mesmo dia, e pela mesma editora, O Pórtico da Glória, de Mário Cláudio, traz-nos a história de Diego Hernández Bueno, bisavô do narrador, castelhano imigrado no Porto e Hermínia de Azevedo Mavigné, sua mulher. Toda a ação se passa entre os finais do século XIX e o início do século XX, no Porto.

setembro

Foto: divulgação

Tina Vallès é a autora do livro A Memória da Árvore, também lançado neste dia pela Dom Quixote. O ponto de partida desta história é a mudança dos avós Joan e Caterina para a casa de Jan, seu neto. Esta mudança alterará o dia a dia em casa, onde as palavras e os silêncios adquirirão novos significados. Para fechar os lançamentos deste dia, José Jorge Letria propõe-nos a leitura de D. Dinis, um destino português, uma biografia do rei que delimitou definitivamente as fronteiras do território nacional.

LÊ TAMBÉM: TEATRO: O QUE VAIS PODER VER NA PRIMEIRA QUINZENA DA RENTRÉE

5 de setembro

Com Lealdade a Toda a Prova, o livro de James Comey, diretor do FBI entre 2013 e 2017, ficamos a saber os estilos de liderança de três presidentes muito diferentes como é porque é que as pessoas que tiveram nele uma influência mais profunda foram pessoas sem títulos ou cargos políticos. Aquando da sua publicação nos Estados Unidos, em Abril, os 600 mil exemplares esgotaram finda apenas uma semana.

No mesmo dia, são lançados 51 desafios do dia a dia, no livro Desafios Matemáticos que te Vão Enlouquecer. Inês Guimarães, a youtuber mais conhecida como MathGurl, mostra-nos como a matemática pode ser divertida e tem aplicações práticas.

setembro

Foto: Wook

11 de setembro

Num dia tão importante para os EUA é lançado um livro sobre o seu presidente – Donald Trump: o Método no Caos, de Tiago Moreira de Sá e Diana Soller. Os autores pretendem explicar Trump e o que ele quer para o seu país e o mundo, sem partir de ideias feitas. Continuamos na América, mas passamos para a ficção: A Persuasão Feminina, um livro de Meg Wolitzer, narra a história de Greer Kadetsky que irá frequentar uma universidade de segunda linha e do seu namorado, Cory, filho de imigrantes portugueses, que irá frequentar a prestigiada universidade de Yale. Percursos distintos que os obrigam a confrontarem-se com a complexidade da vida adulta.

No mesmo dia, Fátima e a Cultura Portuguesa, é a proposta do escritor Miguel Real. Trata-se de um ensaio que aborda o mito de Fátima, Aquela por quem os portugueses esperam e os ampara nas horas difíceis. Na verdade, será que Fátima veio substituir o mito sebastianista?

setembro

Foto: divulgação

LÊ TAMBÉM: O NOVO LIVRO DE YUVAL NOAH HARARI JÁ ESTÁ À VENDA NAS LIVRARIAS