O verão é bom! Ir à praia, viajar… No entanto já estamos um pouco ansiosos pelo mês de setembro, para voltar a ir ao teatro, por exemplo. Tu também? Então o Espalha-Factos deixa-te algumas sugestões para a rentrée nos palcos da capital, pelo menos para as primeiras semanas que estão já recheadas de novidades (podes aguardar por um segundo artigo!).

Já estreou

Se estás mesmo ansioso, desde 30 de agosto podes ver Mais respeito que sou tua mãe!, no Teatro Villaret (e até 30 de setembro), de quinta a sábado, às 21h30 e domingos às 18h. Joaquim Monchique é a Esmeralda Bartolomeu, dona de casa e mãe de família a quem tudo acontece. O bilhete custa 10 euros às quintas e domingos e 16 euros às sextas e sábados.

rentrée

Foto: divulgação

Eu Saio na Próxima e Você? é a proposta de Filipe La Féria, entre 30 de agosto e 16 de setembro, no Teatro Politeama, com sessões às 21h30, de quarta a sábado, e às 17h, sábados e domingos. Durante 120 minutos podes ver Marina Mota e João Baião voltar à Lisboa dos anos 70 e contar as diversas razões para que o “seu” casamento tenha fracassado. Os bilhetes são entre os 10 e os 30 euros.

A partir de dia 5

O Teatro Tivoli BBVA repõe também em cena, de 5 a 23 de setembro, Comédia à la Carte – O pior espetáculo do mundo. Já estão em cena há cerca de 18 anos, mas esta será a mais pequena temporada de sempre: de quarta a domingo, sempre às 21h30. Os bilhetes custam entre os 16 e os 22,5 euros. Na comédia de improviso, Cesar Mourão, Carlos M. Cunha e o colombiano Gustava Miranda não precisam de apresentações.

Ainda neste teatro, entre 26 e 30 de setembro, podes ver Baixa Terapia, com António Fagundes, entre outros. Uma peça que nos conta a história de 3 casais que, não se conhecendo, se encontram no consultório do psico-terapeuta. Em cena apenas 5 dias: quarta a sábado, às 21h30; domingo, às 17h. O preço dos bilhetes é entre os 12,5 e os 27,5 euros. Adicionalmente, podes comprar o bilhete Bastidores e usufruir de uma visita guiada ao palco e outras zonas do teatro.

A 5 de setembro, o Teatro Maria Vitória estreia Parque Mania, uma revista bem à portuguesa, com produção de Hélder Costa Freire. Em cena de quinta a domingo, às 21h30 (aos sábados e domingos podes também assistir a uma sessão às 17h), e os bilhetes custam entre 12,5 e 30 euros.

O Teatro da Politécnica propõe uma estreia também a 5 de setembro: O vento num violino é uma peça de Claudio Tolcachir, em cena até 13 de outubro. Às terças e quartas, às 19h, quintas a sábados, às 21h (aos sábados também às 16h). Uma peça sobre mulheres, mães e filhos, com bilhetes entre 6 e 10 euros.

Quinta feira, 6 de setembro é a vez de estrear Linhas de Fuga, uma peça em cena no Teatro do Bairro. Em cena apenas durante 3 dias, às 21h30, esta peça é uma reflexão sobre o que se passa no mundo de hoje e de ontem. Com uma duração de 60 minutos, o preço dos bilhetes é 10 euros.

rentrée

Foto: BOL

Também em cena apenas por dois dias (8 e 9 de setembro), Método Negro é a peça apresentada no Teatro Ibérico, às 21h30. Esta peça, de Javier Martín, coreógrafo e dançarino, circunscreve-se ao campo das artes do movimento. Bilhetes entre os 5 e os 10 euros.

A partir de dia 12

O mês de setembro avança, mas as estreias não param. No dia 12, o Teatro da Trindade estreia A pior comédia do mundo, uma mistura entre um espetáculo de comédia e o drama que se vive nos bastidores. Com encenação a cargo de Fernando Gomes, a peça estará em cena na sala Carmen Dolores até 27 de janeiro, quarta a sábado, às 21h, e domingos, às 16h30. Podes comprar bilhete para a peça entre os 12 e os 18 euros, ou ir ao ensaio solidário, no dia 11 de setembro, por 10 euros (a receita deste dia reverte a favor da Casa do Artista).

Ainda no Teatro da Trindade, no dia 13, estreia Credores, na Sala Estúdio. Em cena até 7 de outubro, esta peça pode ser vista de quarta a sábado, às 21h30, ou domingo, às 17h. Os bilhetes custam 10 euros.

Bocage é a peça que está em cena no Teatro Armando Cortez (Casa do Artista), a partir de 13 de setembro. Durante 75 minutos, Rita Ribeiro, Sandra José e Mafalda Rodrigues farão um brinde a Bocage, tão cheio de belas palavras. Em cena de quinta a sábado, às 21h45, e domingo, às 18h, com bilhetes a 15 euros.

Para finalizar as estreias da primeira quinzena de setembro (porque depois vêm mais!!), o Teatro São Luiz estreia Timão de Atenas no dia 13. Nuno Cardoso encena esta peça de William Shakespeare, que junta comédia e tragédia e que estará em cena até 23 de setembro. Pode ser vista de quinta a sábado, às 21h00, e ao domingo, às 17h00. Os bilhetes custam entre 12 e 15 euros.

Também no São Luiz, e também da responsabilidade de Nuno Cardoso, podes ver Apeadeiro, no foyer da sala Bernardo Sassetti, nos dias 14, 15, 20, 21 e 22 de setembro, pelas 19h. Bilhetes no valor de 12 euros.

rentrée

Foto: Teatro São Luiz

Para os mais jovens

Se queres levar o primo, o filho, o afilhado ou estás mesmo a fim de ver uma peça para mais novos, também te deixamos algumas sugestões.

Em todos os domingos de setembro, podes ir ao Museu Nacional de História Natural e da Ciência ver a peça D. Quixote de La Mancha e seu amigo Sancho Pança. Podes escolher entre a sessão das 11h30 ou das 16h para ver esta produção da responsabilidade da Byfurcação – Associação Cultural. Os bilhetes custam 8 euros e a sessão é ao ar livre.

rentrée

Foto: divulgação

Para relembrares as músicas do Dartacão, dos Simpsons ou da Pantera Cor de Rosa, vai até ao recente LU.CA – Teatro Luís de Camões (Calçada da Ajuda), cuja abertura de temporada se faz com um Concerto Especial de Bruno Pernadas. Só no dia 8 de setembro, às 16h30, com entrada livre.

Agora que já tens toda a informação, a única dificuldade é decidires o que vais ver. Boas sessões!

Lê também: FESTIVAL DE FLAMENCO DE LAGOS ESTÁ DE VOLTA JÁ NO PRÓXIMO MÊS