O ator britânico Matt Smith, antiga estrela de Doctor Who e The Crown, é a mais recente aquisição confirmada para Star Wars: Episode IX, com estreia marcada para dezembro do próximo ano mas ainda sem título definitivo e em português.

Segundo a Variety,  Matt Smith fará parte do elenco do próximo filme da saga, cujas filmagens começaram no início deste mês de agosto, em Londres. Depois de ter realizado o primeiro desta nova trilogia, J.J. Abrams volta a capitanear os destinos do franchise de mais de quatro décadas, com argumento escrito por si e por Chris Terrio.

Matt Smith ganhou notoriedade mundial quando foi escolhido para ser o décimo primeiro Doctor Who, na aclamada série de ficção científica da BBC com o mesmo nome. Mais recentemente, encarnou príncipe Filipe em duas temporadas de The Crown, série da Netflix sobre a Rainha e a família real britânica. Quanto ao personagem neste seu próximo filme, ainda não foi revelado em que lado as suas lealdades estarão.

Um elenco repleto de estrelas

O ator nascido em Northampton junta-se assim a um elenco já conhecido composto por Daisy Ridley, Adam Driver, John Boyega, Oscar Isaac, Mark Hamill, Anthony Daniels, Billy Dee Williams, Lupita Nyong’o, Domhnall Gleeson, Kelly Marie Tran, Joonas Suotamo e Billie Lourd, mas também por outros “novatos” como Naomi Ackie, Richard E. Grant e Keri Russell.

Para além do regresso de Hamill como Luke Skywalker e Billy Dee como Lando Calrissian, os fãs terão direito a despedir-se mais uma vez da Princesa Leia de Carrie Fisher. Apesar de ter falecido no final de 2016, imagens da atriz em personagem gravadas também por J.J. Abrams para O Despertar da Força (2015) serão utilizadas neste “capítulo final da saga Skywalker”, segundo a Lucasfilm.

Ainda antes da estreia deste Episódio 9, poderás ver Matt Smith como o psicopata Charles Manson, em Charlie Says. O filme não tem data de estreia mundial prevista, mas figura na programação do Venice Film Festival que começa esta semana.