A edição portuguesa do livro do ex-diretor do FBI, James Comey, chega em setembro às livrarias. Nos Estados Unidos a primeira edição de Lealdade a Toda a Prova, de 600 mil exemplares, esgotou numa semana.

Meio ano depois de ter sido publicado o polémico A Higher Loyalty, o livro na sua versão portuguesa chega pela mão da Editoral Presença, no dia 5 de setembro.

Na obra onde James Comey faz acusações a Donald Trump, presidente que o demitiu do cargo de diretor do FBI, é descrito o papel que Comey teve nas eleições de 2016 e no que daí adveio. Através do relato de episódios pessoais, que foram moldando a sua maneira de ver o mundo, o autor revela uma visão detalhada das diferentes maneiras de liderança de três presidentes distintos.

Por entre as descrições feitas por Comey ao longo de 304 páginas, encontramos a descrição de Donald Trump como sendo alguém turbulento e egocêntrico, chegando a referir-se à sua presidência como um “incêndio florestal”.

comey

Foto: divulgação

O autor

James Comey, advogado de raiz, foi eleito diretor do FBI pelo presidente, Barack Obama, no ano de 2013, tendo sido posteriormente despedido, por Donald Trump, em 2017. Na mesma altura em que o FBI admitia publicamente estarem a decorrer investigações sobre os alegados contactos mantidos entre a campanha do então candidato a presidente, Trump, e o Kremlin.

A obra foi publicada pela primeira vez no dia 17 de abril pela editora norte-americana Flatiron Books, sendo que a primeira edição de 600 mil exemplares esgotou numa única semana. O livro chegou ao topo da lista de best-sellers da Amazon, mesmo antes de estar à venda.

O livro que, na altura, já se encontrava entre os 20 livros mais encomendados, subiu para o topo da lista quando Trump atacou publicamente Comey, através do Twitter, chamando-o de “bufo e mentiroso”.

Comey, respondeu com o que foi considerado um verdadeiro isco para o livro, “Sr. Presidente, o povo americano vai ouvir a minha história muito em breve. E poderá decidir por si mesmo o que é honrado e o que não é.”.

Lealdade a Toda a Prova é outro obra que aborda as polémicas durante a administração Trump. Há três meses Fogo e Fúria também criou grande agitação.

LÊ TAMBÉM: EXPOSIÇÃO AMADORA BD CHEGA EM SETEMBRO AO COLOMBO