O Festival Italiano vai decorrer entre os dias 12 e 17 de setembro, em Vila Nova de Gaia. O programa inclui workshops de gastronomia italiana, música, animação e ainda a quinta edição do Campeonato Português de Pizza. 

O cais de Gaia vai ser o palco da competição entre os melhores pizzaiolos portugueses. São seis as categorias em disputa: pizza clássica, pizza acrobática (freestyle), pizza frita, pizza napoletana S.T.G., pizza arte e pizza doce. Os vencedores vão ter a oportunidade de integrar a Seleção Nacional de Pizzaiolos, que anualmente participa no Mundial da Pizza, em Nápoles. Portugal ganhou este concurso em 2016.

Em dezembro do ano passado, a arte do pizzaiolo napolitano foi considerada Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO. Esta prática característica da gastronomia italiana teve início no século XVI. 

LÊ TAMBÉM: GROM: A GELATARIA ITALIANA ABRE O SEU PRIMEIRO ESPAÇO EM PORTUGAL
Festival promove a cultura italiana

Além da eleição da melhor pizza portuguesa, o Festival conta com outras atividades centradas na cultura e gastronomia italianas. Os produtos italianos vão estar em destaque, assim como a música e o teatro.

O Trio Latinidade é o primeiro grupo musical a confirmar presença no evento. O conjunto interpreta clássicos italianos de forma original, com inspiração nos géneros afro-latinos.

A entrada neste festival é livre e para além dos espetáculos que o compõem, os visitantes vão poder ainda pôr a mão na massa já que, através de workshops, vão poder aprender a fazer pasta e pizza.

A organização do Festival resulta da parceria entre a Associazione Pizzaiuoli Napoletani in Portogallo, a Associazione Socio-Culturale Italiana del Portogallo Dante Alighieri e a Câmara Municipal de Gaia.