Foi em 2002 que Cristina Ferreira fez a sua primeira aparição nos ecrãs portugueses enquanto cara da TVI. Na altura ainda pouco reconhecida, mas anos depois viria a tornar-se um dos principais rostos da estação e uma das mais reconhecidas apresentadoras da televisão nacional.

Licenciada em História, já foi professora do ensino secundário, mas nunca escondeu a paixão pela televisão: tirou também um curso de Ciências da Comunicação, do qual resultou um estágio na RTP. Em 2003, frequentou o curso de apresentadores de televisão na Universidade Independente, onde teve como professores Emídio Rangel, Júlia Pinheiro e mais tarde, o seu par, Manuel Luís Goucha.

Foi essa a altura em que chegou ao ecrã da estação de Queluz de Baixo. Inesperadamente, e 16 anos depois da sua estreia no quarto canal, Cristina troca a sua primeira casa televisiva pela SIC. O Espalha-Factos recorda os melhores momentos da apresentadora no ecrã da TVI.

2002: o estágio com Teresa Guilherme

Ainda antes de terminar o seu curso de apresentação, Cristina Ferreira estreou-se em televisão (e na TVI) como repórter estagiária do programa Olá Portugal, apresentado por Teresa Guilherme.

Cristina Ferreira

(Fotografia: Divulgação)

Na sua primeira aparição no programa, contou a história da sua paixão pela televisão e teve alguns minutos para mostrar o que valia como apresentadora, em direto para todo o país.

2003: a grande irmã

Ainda durante o curso de apresentadora, surge um casting na TVI Júlia Pinheiro, professora de Cristina na Universidade Independente, encaminhou-a para as audições. Acabou por ser a eleita entre todos os que realizaram a audição e estreia-se oficialmente como rosto do canal.

Na sua primeira experiência, integra a equipa principal do informativo Diário da Manhã (na altura com um formato diferente) como repórter. Pouco depois, torna-se apresentadora do Extra da quarta edição do Big Brother, tendo mais um contacto com um programa apresentado por Teresa Guilherme.

Cristina Ferreira

Cristina Ferreira nos bastidores de uma emissão do ‘Big Brother’. (Fotografia: Daily Cristina)

2004: ela na TV

Foi a 13 de setembro de 2004 que a carreira televisiva de Cristina Ferreira mudou, ainda que na altura não o soubesse. Durante a primeira emissão do Você na TV, Manuel Luís Goucha anunciou Cristina como a nova apresentadora da estação e a sua companheira no programa das manhãs, que apresenta até hoje.

A responsável pela chegada da apresentadora às manhãs foi mais uma vez Júlia Pinheiro, na altura uma das maiores caras da TVI. 

“Foi a conselho da Júlia que eu entrei no ‘Você na TV’. Lembro-me de entrar no gabinete do José Eduardo Moniz e ele, com aquele ar dele, me dizer: é assim, isto é para ganhar. Quem ganha, ganha. Quem não ganha, salta fora. E eu ganhei.”

– Cristina Ferreira em entrevista à Rádio Comercial
Cristina Ferreira

(Fotografia: Divulgação)

2011-12: das manhãs para o primetime

Quando Júlia Pinheiro deixou a TVI e mudou-se para a SIC, o quarto canal viu em Cristina a substituta ideal para acompanhar Goucha nas noites de domingo. Assim, a apresentadora tem, em 2011, a sua primeira oportunidade de brilhar no prime time em Uma Canção Para Ti, na altura líder de audiências no horário.

Em 2012, e mais uma vez ao lado de Manuel Luís Goucha, conduz o programa de talentos com famosos A Tua Cara Não me é Estranha, um dos formatos de maior sucesso do canal. O programa mantém-se até hoje em antena.

Cristina Ferreira

(Fotografia: Divulgação)

2013: a estreia a solo e a subida à direção

Depois de apresentar vários formatos em conjunto com Goucha, recebe o seu primeiro programa a solo no horário competitivo dos domingos à noite. Dança com as Estrelas estreou em 2013 e teve três edições.

Cristina Ferreira

(Fotografia: Daily Cristina)

Em dezembro do mesmo ano, a TVI comunica que a apresentadora, que já era um dos maiores rostos da estação, assume o cargo de Diretora de Conteúdos não Informativos, que acarreta até hoje.

O comunicado emitido pelo canal diz que, sendo uma “comunicadora nata,” Cristina Ferreira “sempre demonstrou grande profissionalismo, determinação e criatividade em tudo o que faz. Por estas qualidades e pela forma como sempre se entregou a todos os projetos na TVI, Cristina Ferreira é sem dúvida uma mais valia para a estação.”

2017: um novo registo

A popularidade da apresentadora está no auge, devido aos seus projetos televisivos e também aos outros campos aos quais a marca Cristina Ferreira se estende: uma revista, um perfume, um livro, linhas de roupa e sapatos.

Em 2017, assume um projeto diferente, num novo horário — o de acesso ao prime time diário — ao lado do ator Pedro Teixeira. Apanha se Puderes, um game-show que ainda se mantém no ar de segunda a sexta feira, alcançou o feito que parecia impossível e derrotou O Preço Certo, emitido no mesmo horário na RTP.

Cristina Ferreira, Apanha Se Puderes

(Fotografia: TVI)

Os outros formatos

Além dos grandes formatos, Cristina Ferreira foi também muitas vezes a cara de vários programas da estação. Foi o rosto dos primeiros especiais de domingo à tarde que deram origem ao Somos Portugal e esteve à frente de inúmeras emissões especiais e galas da TVI.

Lê também: Cristina Ferreira a caminho da SIC