aline frazão
Fotografia: Divulgação/Fradique

Aline Frazão apresenta em concerto o novo disco

Com edição prevista para final de setembro, Aline Frazão apresenta o novo disco com atuações ao vivo agendadas para novembro. As cidades escolhidas foram Porto e Lisboa e os bilhetes já estão à venda.

A cantora e compositora angolana Aline Frazão vai apresentar o seu quarto disco de originais a 9 de novembro na Casa da Música, no Porto, e a 29 de novembro no São Luiz Teatro Municipal, em Lisboa. Nestes espetáculos, a artista irá estar a solo em palco num registo minimalista.

O álbum será editado no dia 21 de setembro. Intitulado Dentro da Chuva, o disco foi gravado no início do ano no Rio de Janeiro. Aline Frazão é autora da maioria dos temas e também assina a produção musical.

A primeira amostra deste trabalho surge na canção Peit Ta Segura. Cantado em crioulo de Cabo Verde, o tema foi composto por Danilo Lopes da Silva, cantor e compositor cabo-verdiano, e faz-se acompanhar por um teledisco.

De acordo com o comunicado de imprensa, Aline Frazão frisa que a música cumpre “um desejo antigo de cantar em crioulo”. A artista fundamenta: “O meu avô materno é de Cabo Verde e sempre vi a música desse país como uma das minhas referências. Em português seria algo como ‘O Peito Carrega’, é uma canção de uma beleza essencial. Fala sobre esse jogo de forças da natureza que seguram o céu, o mar e os corações apertados deste mundo”, salienta.

Dentro da Chuva inclui o contributo de músicos convidados, como o violoncelista Jaques Morelenbaum, a cantora e compositora baiana Luedji Luna , o percursionista Zero Telles e o músico português João Pires (dos Cordel), com quem Aline partilha a autoria de uma das canções. O músico Gabriel Muzak participa também como guitarrista numa das músicas e é co-produtor de outras duas faixas, além de ter gravado e misturado o álbum.

É de recordar que, neste ano, Aline Frazão participou no Festival da Canção como compositora. A canção Mensageira foi interpretada por Susana Travassos.