De 23 de agosto a 2 de setembro, a cidade de Bocage acolhe a 20.ª edição do Festival Internacional de Teatro de Setúbal (FITS). Teatro, música, cinema, exposições, debates e workshops são as atividades que vão ocupar a cidade durante duas semanas.

A comissão organizadora já desvendou toda a programação. No ano em que celebra 23 anos de existência, o festival leva a cena 31 espetáculos, dois apontamentos musicais, uma sessão de curtas, duas exposições permanentes, conversas sobre teatro e uma oficina de dança Butoh.

De 23 de agosto a 2 de setembro, a cidade de Bocage acolhe a 20.ª edição do Festival Internacional de Teatro de Setúbal. Teatro, música, cinema, exposições, debates e workshops são as atividades que vão ocupar a cidade durante duas semanas.

Foto: divulgação

A edição conta com a participação reforçada de companhias do Brasil, de Espanha, de Itália e nacionais. Com clássicos como O Pranto de Maria Parda, de Gil Vicente, e espetáculos alternativos como We do Not Know How To Dance, é reafirmada a versatilidade da XX Festa do Teatro.

O festival tem o apoio do município de Setúbal, do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama, da Fundação Buehler-Brockhaus, do Fórum Municipal Luísa Todi, da Lisnave e da Direcção-Geral das Artes, novidade que permitiu o aumento do número de espetáculos e de companhias estrangeiras.

O Teatro Estúdio Fontenova, promotor da XX Festa do Teatro, promete a presença dos temas da mulher e do feminino, num ano marcado por movimentos ativistas na defesa da equidade de género,  ao mesmo tempo que promove a discussão do papel do teatro na sociedade.

“O FITS é uma oportunidade maravilhosa para se ter contacto com vários tipos de teatro, especialmente com companhias estrangeiras que se deslocam até nós para nos mostrarem a sua arte”, afirma Micaela Castanheira, colaboradora da peça We do Not Know How To Dance, em conversa com o Espalha-Factos.

Secção ‘Mais Festa’

A habitual secção Mais Festa volta em 2018 com 16 peças, 8 concorrem pela participação na próxima edição. Nesta secção, os artistas apresentam as suas produções e recolhem contribuições, do público presente, com o auxílio de um chapéu.

As peças a concurso são Hoje Durmo em Berlim (Portugal), Sobre Lendas e Mulheres (Brasil), Safety Bag (Portugal), Rancho (Portugal), Paradjanov – A Celebração da Vida (Portugal), Esta Noite, Morfeu! (Portugal), Epopeia (Portugal) e Rosa Choque (Brasil).

Bilhetes e descontos

Até dia 16 de agosto, é possível adquirir o Passe Festa do Teatro pelo valor simbólico de 30 euros para 15 espetáculos. Sem a aquisição do passe, o preço varia entre os 6 e os 8 euros.

O festival apresenta também várias peças e dois concertos com entrada livre.

Programação completa e locais

A XX Festa do Teatro vai decorrer em vários locais da cidade, como a Casa da Cultura de Setúbal, a Escola Secundária Sebastião da Gama, o Forte de S. Filipe, o Fórum Municipal Luísa Todi, o Largo do Sapalinho, o Parque do Bonfim, a Praça do Bocage ou o Parque Urbano da Albarquel.

Na página oficial do festival podes consultar a programação completa.

LÊ TAMBÉM: NOCTURNUS: O FENÓMENO DE SUCESSO DOS CONTOS IMPROVISADOS DE EDGAR ALLAN POE