high fashion marc jacobs ad campaign
Foto: Marc Jacobs

Marc Jacobs aposta em looks para passear o cão com estilo

campanha publicitária de outono 2018 da Marc Jacobs apresenta uma combinação inédita: cortes à tigela multicoloridos e Doberman Pinschers. Num momento em que o parque se torna passerelle, passear o cão revela-se sinónimo de desfilar.

Na nova campanha publicitária, a coleção dramática de outono 2018 é novamente a protagonista, desta vez fotografada por Steven Meisel e com styling de Katie Grand. Na campanha, as modelos exibem maquilhagem glamorosa e penteados tecnicoloridos enquanto passeiam (aparentemente) ferozes Doberman Pinschers. Curiosamente, este cenário traz à memória imagens do próprio Marc Jacobs num statement coat a passear o seu Bull Terrier, Neville.

high fashion ad campaign marc jacobs fall 2018
Ad Campaign Outono 2018 | Marc Jacobs

Por ser uma lufada de ar fresco na moda atual, com as suas cores vibrantes e detalhes ricos, a coleção torna-se memorável.  Nesta coleção teatral – quase artística – as cores, formas e proporções são fortes e expostas de forma audaz. Trata-se de um espetáculo de extremos, inspirado na alta costura dos anos 80. As ombreiras, os grandes ornamentos floreados, as laçadas à volta do pescoço e cintura e, ainda, as calças baggy com pregas são um flashback do passado que Jacobs não moderniza, mas exagera.

O que se viu na passerelle

Numa coleção textural e com nada de subtil, jogam silhuetas oversized, proporções explosivas e tecidos pesados, mas sumptuosos.

Cada look harmoniza materiais ricos, como cabedal, veludo, seda, lã e tweed, com uma miríade de cores intensas, que vão das cores primárias aos tons joia e metálicos brilhantes. Também é possível assistir a um forte jogo de padrões, entre os quais as bolinhas, a risca de giz, o xadrez e o estampado gráfico.

Cada ensemble exibe uma personalidade própria, com elementos de destaque. Em algumas modelos, cortes à tigela cujos tons condizem com o visual que lhes foi designado. Noutras, chapéus de abas largas e cachecóis escondem o penteado. Outras carregam longas estolas de pelo nos braços ou uma belt bag à cintura. Os grandes cintos de cabedal e os vestidos com mangas-balão e caudas em laço não deixaram de marcar presença.

O designer americano trouxe o espetáculo para a passerelle. Assim se verifica como Jacobs faz com que a arte de transformar coisas banais em extraordinárias, adicionando-lhes enfeites e detalhes ricos, pareça fácil. Os sapatos em bico da coleção são mais um exemplo disso mesmo, com ornamentos luxuosos, às riscas ou em animal print.

As modelos ainda deslizaram pela passerelle em sobretudos gigantes de caxemira inspirados no vestuário masculino e blusas volumosas com floreados ao pescoço. As saias de cintura subida e as calças de cintura alta semi-baggy e com pregas também não faltaram. Outras tendências, como o colour block e o uso do preto, tão próprias dos anos 80, fizeram igualmente parte do cenário estilístico.

Os looks de beleza na Marc Jacobs

Porém, o cabelo e a maquilhagem também se fazem estrelas da coleção. A desfilar encontraram-se nove modelos com cortes de cabelo geométricos e em cores destemidas.  Enquanto os penteados são ligeiramente diferentes uns dos outros, a precisão constitui o elemento de ligação entre os looks. Os cabelos apresentam-se geométricos tanto no corte como na cor, com madeixas em tons néon a sobressair por entre camadas de negro brilhante.

looks de beleza marc jacobs
Outono 2018 Marc Jacobs

As cores vivas que surgem nos penteados também integram a maquilhagem, que celebra a riqueza dos tons joia.

Ousadia é a palavra de ordem

Embora as peças em exibição possam parecer exageradas quando conjugadas, se desconstruirmos os looks, cada peça é facilmente utilizável no dia-a-dia. Por outro lado, o sex appeal da linha podia ser afrouxado pelas peças largas e, como tal, o designer fez questão de adicionar alguns elementos mais femininos à coleção. Exemplo disso são as peças justas em malha e um look composto por calças de cintura subida e uma blusa volumosa às bolinhas, reavivando a imagem de elegante exuberância de um fato de matador.

As peças de noite são, então, as mais relevantes para a mulher contemporânea, pois é quando o sol se põe que estas costumam dar largas à imaginação e espaço à extravagância e excentricidade. No entanto, o designer que dá nome à marca nunca escondeu o seu lado resoluto e o seu desejo de criar ”moda real”. As suas mais recentes criações contrastam com as modas que dominam o mercado atualmente e Jacobs clarificou:

”Nada de streetwear [nesta coleção].”

O significado de ”moda com ganas” ganha, assim, novos contornos e surge uma coleção que apenas teme ser comercialmente banalizada, desprendendo-se da sua mensagem original.

LÊ TAMBÉM: OBSCURA E SINISTRA: A NOVA COLEÇÃO CRUISE DA GUCCI OU LOUIS VUITTON VAI DA PASSERELLE PARA A TUA PRATELEIRA

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Shameless Temporada 11
Elenco de ‘Shameless’ vai reunir virtualmente após final da série