De acordo com fontes próximas da família, Aretha Franklin encontra-se “gravemente doente” e rodeada de amigos e familiares. A Rainha da Soul tem 76 anos.

Afastou-se dos palcos desde o final de 2017, quando deu o último concerto para a Fundação Elton John, que se dedica à luta contra a SIDA. De acordo com o jornalista Roger Friedman, este foi “um espetáculo milagroso“, uma vez que Aretha já lutava na altura contra “a exaustão e a desidratação“. Neste último concerto foi aclamada como “a maior cantora de todos os tempos“.

Já em 2010 a Rainha da Soul teve de retirar um tumor, e são conhecidos os seus problemas anteriores com alcoolismo e obesidade. O cancro dizimou-lhe, aliás, parte da família, mas não se sabe de que doença padece neste momento a voz de Respect. Encontra-se em Detroit, rodeada da família e amigos, que pedem “orações e privacidade“.

A ausência dos palcos e do olhar do público ao longo dos últimos meses era indicadora “de que se passava algo com a saúde dela“, aponta o The Telegraph. “A cantora falhou vários eventos importantes nos últimos meses, incluindo o funeral de Dennis Edwards, que foi um dos seus namorados. Não é caraterístico dela“, descreve o jornal britânico.

Aretha Franklin é uma das vozes femininas que mais marcou a música. Recebeu 18 Grammy e teve uma carreira lendária que dura há cinco décadas. O seu último disco, A Brand New Me, foi apresentado um pouco antes de anunciar a sua retirada dos palcos devido aos problemas de saúde. Foi o seu 45.º disco de estúdio.

Aretha Franklin – The Making Of ‘A Brand New Me’