Os antigos Presidente e Vice-Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama e Joe Biden, juntam-se em Hope Never Dies: An Obama-Biden Mystery. O romance é do autor bestseller do New York Times, Andrew Shaffer e já está disponível nas livrarias norte-americanas.

 “Hope Never Dies: An Obama-Biden Mystery pode não ser o bromance policial que a América merece, mas é o que precisa” – Christopher Farnsworth

Hope Never Dies: An Obama-Biden Mystery

O vice-presidente Joe Biden, acabado de sair da Casa Branca, sente-se sem rumo quando o seu favorito condutor de comboios morre num acidente suspeito. Para resolver este mistério, “tio Joe”, como é referido no livro, reencontra-se com o único homem em quem sempre confiou: o 44.º presidente dos Estados Unidos. 

O autor descreve o livro como “terra a terra” que evita um rumo político, já que os protagonistas são levados até ao coração de uma epidemia de ópio e não de volta à Casa Branca.

No entanto isso não o impede de ter momentos mais escaldantes como “Joe Biden pendurado num comboio de alta velocidade por três dedos” ou “Barack Obama a entrar de rajada com uma shotgun”.

Lê também: Fotógrafo oficial de Obama lança livro a compará-lo com Trump
Obama

Andrew Shaffer, autor de Hope Never Dies

Novos Sherlock Holmes e John Watson?

O bromance entre Obama e Biden é o traço distintivo da obra. “A livro segue quase que um romance, onde tens os amantes separados no início, que precisam de falar sobre os seus sentimentos, mas que para  final do livro se reconciliam.” É como Andrew Shaffer resume a sua própria narrativa.

Numa entrevista dada à National Public Radio, Shafter confessa que a ideia inicial era ter apenas Joe Biden como narrador de um romance noir: “Por causa daqueles óculos de aviador era fácil de o imaginar na vice-presidência, sem nada para fazer, simplesmente sonhando de dia”.

Mas cedo essa ideia se desmoronou por causa dos memes sobre o bromance dos dois que mostraram ao autor a força daquela amizade. “Apercebi-me de que precisava de os ter juntos para ter uma história cativante”, explica.

Hope Rides Again

Já em trabalhos para o segundo volume Hope Rides Again, que vai ser lançado no próximo verão, Shaftter admite que será ligeiramente diferente, desta vez passando-se em Chicago. “Vão ter de esperar para ver”, remata o autor.

Coincidência ou início de uma moda?

Primeiro o antigo presidente Bill Clinton escreveu, em conjunto com James Patterson, sobre um presidente democrata, antigo soldado que salva os Estados Unidos da sua aniquilação em The President is Missing.

Agora, o antigo presidente Obama e o seu vice presidente Biden, foram reinventados como um dinâmico duo de detetives num romance thriller que acaba numa epidemia de ópio, no livro de Andrew Shaffer: Hope Never Dies.

Obama

Hope Never Dies: An Obama-Biden Mystery (Foto: divulgação)

LÊ TAMBÉM: ANTÓNIO BOTTO, “O ÚNICO ESTETA PORTUGUÊS”, REGRESSA ÀS LIVRARIAS AINDA ESTE ANO