A Netflix parece não querer parar com os especiais de stand-up comedy. A oferta cresce todos os meses e por isso, o Espalha-Factos recomenda-te alguns daqueles que já se tornaram ou se estão a tornar clássicos na plataforma, e que não vais querer perder.

John Mulaney: The Comeback Kid (2015) e Kid Gorgeous at Radio City (2018)

Após seis anos na equipa de argumentistas do Saturday Night Live, naquele que é o mais duradouro programa de comédia americano, Mulaney continuou a carreira de stand-up, levando em digressão os dois espetáculos que a Netflix traz para o resto do mundo. The Comeback Kid, de 2015, é obrigatório, ao qual se seguiu Kid Gorgeous at Radio City este ano. Ambos são impecavelmente concebidos, inteligentes, e genuinamente engraçados.

Sarah Silverman: A Speck of Dust (2017)

Créditos: Michael Rowe/Netflix

Após um susto médico, em que chegou a temer pela vida, Sarah Silverman voltou ao palco com um espetáculo de stand-up nomeado para dois Emmys, com a sua habitual irreverência, reflexões e episódios pessoais.

Judd Apatow: The Return (2017)

Créditos: Mark Seliger/Netflix

Judd Apatow é mais conhecido como produtor e argumentista de algumas das mais famosas e aclamadas comédias recentes: Bridesmaids, Trainwreck, a série Girls, Knocked Up e The 40 Year-old Virgin. Neste especial para o Netflix, ele voltou ao palco de stand-up passados 25 anos, com histórias engraçadas da carreira à sua vida familiar entre três mulheres.

Ali Wong: Baby Cobra (2016) e Hard Knock Wife (2018)

Após o fenómeno de Baby Cobra, Ali Wong voltou aos especiais do Netflix com Hard Knock Wife, de novo grávida, irreverente, sem papas-na-língua, e sem medo de chocar. Baby Cobra é imperdível, pelo sucesso que foi aquando o lançamento, e por lher ter trazido a fama a que Wong faz referência no seu segundo espetáculo.

Trevor Noah: Afraid of the Dark (2017)

Créditos: Cara Howe/Netflix

Já todos o conhecemos hoje como o apresentador do The Daily Show, mas foi com surpresa que o público reagiu quando foi anunciado que substituiria Jon Stewart em 2015. No entanto, Trevor Noah era já um comediante estabelecido na África do Sul, e percorrera já os Estados Unidos em tour, vivendo no país desde 2011. Em Afraid of the Dark, Noah traz mais daquele que é a sua habitual comédia observacional, e o seu olhar incisivo sobre diferenças culturais.

Hasan Minhaj: Homecoming King (2017)

Créditos: Netflix

Também do The Daily Show, Hasan Minhaj é correspondente no programa desde 2014, posição já ocupada por John Oliver ou Steven Colbert no passado. Teve o seu momento de fama quando foi convidado a apresentar o White House Correspondents’ Dinner em 2017. Homecoming King é o seu primeiro especial de stand-up, aclamado pela crítica, que toca em temas como racismo e imigração a partir da sua história como muçulmano indiano-americano.

Cristela Alonzo: Lower Classy (2017)

Créditos: Rick Kern/Netflix

Talvez menos conhecida, Cristela Alonzo traz, numa hora de stand-up, histórias engraçadas na perspetiva de uma mexico-americana, a sua infância, e a experiência de viver com ambas identidades, assim como a de ser uma mulher latina, e as dificuldades que encontrou para singrar na comédia.

Hannah Gadsby: Nanette (2018)

Créditos: Ben King/Netflix

Um dos mais recentes especiais de stand-up da Netflix, e que tem recebido imensa atenção é Nanette, da australiana Hannah Gadsby. Neste especial, Gadsby decide quebrar expectativas e expor a sua história, que continuamente embelezou ao longo da sua carreira de comediante, conhecida pelo seu humor auto-depreciativo. Uma hora que, ao contrário dos outros nesta lista, não nos deixa mais felizes do que quando começou, mas que é de visualização obrigatória na época do movimento #MeToo.

Também não faltam clássicos

Para além destes, há nomes inevitáveis na comédia stand-up que podes agora assistir em novos especiais do Netflix:  Jerry Seinfeld volta ao stand-up em Jerry Before Seinfeld, Dave Chappelle: Equanimity & The Bird Revolution é um especial em duas partes com o irreverente David ChappelleChris Rock: Tamborine marca o regresso do famoso ator e comediante aos palcos, e Ricky Gervais: Humanity traz o irreverente e politicamente incorreto comediante britânico para o catálogo da Netflix.

LÊ TAMBÉM: MACBETHS NO CARMO: VER OU NÃO VER, EIS A QUESTÃO!