Uma fogueira, música ao vivo e chefs de renome. Estes são os ingredientes do festival Chefs on Fire, que vai decorrer no dia 23 de setembro, na Feira de Artesanato do Estoril (FIARTIL). 

Ljubomir Stanisic, Miguel Rocha Vieira, Pedro Lemos, Manuel Maldonado, Vasco Coelho Santos, António Galapito e João Rodrigues são os chefs que vão cozinhar numa fogueira com 90 metros quadrados. A música vai ficar a cargo de Tiago Bettencourt, Best Youth, Frankie Chavez, Salvador Sobral, Budda Power Blues e do projeto Deixem o Pimba em Paz.

“O intuito de Chefs on Fire é desconstruir a ideia pré-formatada dos chefs como artistas inalcançáveis, presos a um território elitista e fechados dentro dos chavões rígidos da alta cozinha”, explicou o criador do festival, Gonçalo Castel-Branco, citado pelo Observador. O objetivo é celebrar as origens da cozinha, por isso os chefs vão cozinhar com elementos simples e naturais, como é o caso do fogo.

Educação sobre o fogo

O festival tem como mote a educação sobre o fogo e pretende homenagear os bombeiros que combatem os incêndios no país. Cada bilhete custa 55 euros e pode ser adquirido aqui. O bilhete inclui sete pratos, seis concertos, três bebidas, workshops e um live showcooking. 

Vão ser 1000 os bilhetes à venda e, por cada bilhete vendido, cinco euros vão ser doados aos Bombeiros do Estoril. As fotografias do evento vão ser apresentadas num livro, cuja receita também vai reverter a favor desta corporação de bombeiros.

O festival vai ainda contar com uma zona de workshops, palestras e aulas para estimular a consciência ambiental. Ainda neste âmbito, em vez de plástico, vai ser utilizada loiça japonesa, biodegradável e composta por bambu e cana de açúcar. O Chefs on Fire começa às 12h e termina às 22h.

LÊ TAMBÉM: REDUZIR O PLÁSTICO: DEZ FORMAS E PRODUTOS ALTERNATIVOS