History Conflicts

Dia de Hiroshima: 5 documentários que deves ver

Após 73 anos, o dia 6 de agosto continua a ser recordado como o dia em que a primeira bomba nuclear devastou a cidade de Hiroshima. O Espalha-Factos sugere-te cinco documentários sobre este ataque.

O ano de 1945 marca o fim da II Guerra Mundial, ditado pelo lançamento de duas bombas nucleares sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki, no Japão. No dia 6 de agosto, às 8h15 locais, é lançada a primeira bomba atómica de urânio, apelidada de Little Boy, sobre Hiroshima. Será esta bomba o tema central dos documentários que se seguem.

The Day the Sun Fell (2015)

The Day the Sun Fell é um documentário suíço realizado por Aya Domenig, cujo avô trabalhou na Cruz Vermelha após o bombardeamento em Hiroshima. Movida pelo desejo de conhecer a experiência do seu avô, sobre a qual não tinha conhecimento, tenta encontrar respostas através de pessoas com uma experiência semelhante à do seu avô. No entanto, a intenção de Aya Somening toma um rumo diferente aquando do desastre nuclear em Fukushima.

Este documentário foi vencedor do Swiss Film Prize em 2016 enquanto Melhor Documentário e Melhor Banda Sonora.

Hiroshima: The Real Story (2015)

Hiroshima: The Real Story ou Hiroshima: The Aftermath, nome pelo qual também é conhecido, é um documentário que retrata as consequências do bombardeamento em Hiroshima, nomeadamente as mais de 100 000 mortes, o final da II Guerra Mundial e o princípio da era nuclear, examinando detalhadamente os eventos que antecederam o ataque, o próprio bombardeamento e a vida depois deste.

Hiroshima: The Real Story, realizado por Lucy van Beek, é um documentário histórico da BBC.

White Light/Black Rain The Destruction of Hiroshima and Nagasaki (2007)

Um documentário da HBO realizado, produzido e escrito por Steven Okazaki, em memória dos 62 anos após este primeiro ataque nuclear.

Incidindo sobre as consequências do ataque, inclui filmagens de arquivo e ainda os testemunhos de 14 sobreviventes japoneses, envolvidos entre os bombardeamentos em Hiroshima e Nagasaki.

White Light/Black Rain: The Destruction of Hiroshima and Nagasaki foi venceder de um Primetime Emmy em 2008.

Hiroshima: BBC History of World War II (2005)

Realizado por Paul Wilmshurst, Hiroshima: BBC History of World War II retrata o ataque nuclear e suas repercussões, conjugando filmagens de arquivo, dramatizações e ainda efeitos especiais durante um período de três semanas. O planeamento, o teste de Trinity e o bombardeamento efetivo em Hiroshima são alguns dos momentos narrados pelo documentário.

Vencedor dos BAFTA TV Awards em 2016, Hiroshima: BBC History of World War II está disponível na Netflix.

Hellfire: A Journey from Hiroshima (1986)

Numa nota diferente, Hellfire: A Journey form Hiroshima cobre a iniciativa dos artistas Iri e Toshi Maruki, a de pintar nos Murais de Hiroshima as memórias dos bombardeamentos que os assombram.

O documentário realizado por Michael Camerini, John Junkerman e James MacDonald inclui entrevistas e filmagens dos artistas a pintar os Murais, lembrando o papel da arte num cenário de destruição.

Hellfire: A Journey from Hiroshima obteve uma nomeação da Academia para Melhor Documentário em 1988.

Mais Artigos
Courtney Love no Majestic Ventura Theatre
Courtney Love: uma estrela que a vida só agora deixa brilhar