Pronunciar o nome de MacBeth num teatro… 13 alunos da Art School em palco…. Gatos pretos a circular pelas ruínas do Carmo… Muitos sinais de azar a agoirar a peça! Mas MacBeth só não se pode pronunciar se a peça for outra; o total de artistas em palco eram 16; e os gatos… bem, que culpa têm de ser pretos?

Margarida Vila-Nova tem um papel fundamental nesta peça: porque é Lady MacBeth… Mas essencialmente porque é uma atriz brilhante. Que transmite uma energia extraordinária em palco. Que toma esta personagem, não como mais um papel que desempenha, mas com a vontade de agradar ao público, que o cativa, que o prende, que o leva a ficar, a ouvir e gostar de toda a peça. Muito bem acompanhada por todos os alunos da Art School, cujas personagens secundárias têm um papel principal para tornar a peça singular. Bom futuro artístico hão de ter!

MacBeths

Foto: divulgação

LÊ TAMBÉM: 16 NOITES PARA VER MACBETHS NO CONVENTO DO CARMO

O cenário

Um palco dentro das ruínas do Carmo (Museu Arqueológico) já impõe o drama necessário a esta peça. Ainda assim, foram adicionados 15 tronos, para 16 artistas em palco, com a particularidade que cada trono exibe uma imagem de guerra. É desta forma que nos é logo trazido o clima de “sangue” inerente à “peça escocesa”. Responsabilidade (bem cumprida) de Nuno Faria, diretor artístico do Centro Internacional das Artes José de Guimarães. Adicionalmente, e porque é verão e a cidade está cheia de turistas, a peça é legendada em inglês, com projeção nas próprias ruínas.

O veredito final

Se gostas de Shakespeare, vai ver a peça. Com cuidado: uma garrafa de água fresca é essencial. Um pouco de paciência para quando o senhor da cadeira ao teu lado se mexer, também te vai fazer falta. Ainda assim, aproveita o texto, concentra-te na peça, e vais gostar!

Podes vê-la até 18 de agosto, de segunda a sábado, sempre às 21h30. Os bilhetes estão à venda online, mas também os podes comprar numa bilheteira própria para o efeito, em frente ao Convento do Carmo, entre as 15h00 e as 20h00. O preço varia entre os 8 e 16 euros.

LÊ TAMBÉM: VAIS PODER VISITAR E DESCOBRIR O TEATRO NACIONAL SÃO JOÃO DURANTE AGOSTO