O festival Vodafone Paredes de Coura, que este ano decorre entre os dias 15 e 18 de agosto, traz de novo o evento Vodafone Vozes da Escrita à Praia do Taboão, com grandes nomes da cultura lusófona nos dias 16 e 17, pelas 13h, no Palco Jazz na Relva.

No primeiro dia juntam-se pela primeira vez em palco António Zambujo, Manuela Azevedo, e Sara Carinhas. O primeiro, natural de Beja, traz para a sua música as influências do cante alentejano e do fado, pelos que se afirma apaixonado. Num dos concertos-tributo a Chico Buarque, no contexto do seu último álbum, Sara Carinhas mostrou dotes de cantora, que junta aos de conceituada atriz e encenadora. Foi no papel de atriz que conheceu Manuela Azevedo, vocalista dos Clã, na peça Baile, no Teatro São Luiz. Os três vão trazer ao Palco Jazz na Relva uma hora que se espera de cumplicidade e partilha numa sessão de leitura de poesia.

Foto: Rita Carmo (2010) | Rafael G. Gomes, Sábado | Divulgação

Já a segunda sessão, no dia 17 de agosto, no mesmo palco e à mesma hora, traz José Eduardo Agualusa, um dos mais proeminentes nomes da literatura lusófona atual, e Kalaf Epalanga, músico e cronista que, após os Buraka Som Sistema, se estreou na literatura em 2017 com o romance Também os Brancos Sabem Dançar, apadrinhado por Agualusa. Tem também lançado um livro de crónicas, O Angolano que Comprou Lisboa (Por Metade do Preço).

Agualusa, autor de mais de 13 romances, entre eles Nação Crioula e O Vendedor de Passados, escreve desde 1989. Sendo ambos angolanos com fortes laços a Portugal e à comunidade lusófona, espera-se então uma sessão de leitura com fortes influências internacionais que permeiam a leitura lusófona entre os dois escritores e amigos.

Vodafone Vozes da Escrita

As sessões de poesia no festival Vodafone Paredes de Coura surgiram pela primeira vez em 2015 e já vão na quarta edição, tendo contado já com nomes como Pedro Mexia, Samuel Úria, Capicua, Gisela João e Catarina e Tomás Wallenstein, entre outros. Os textos lidos, escolhidos pelos convidados, já incluíram poesia e letras de canções, como excertos de romances ou crónicas.

O Vodafone Vozes da Escrita insere-se no festival Vodafone Paredes de Coura, cuja 26.ª edição decorre entre os dias 15 e 18 de agosto de 2018, e por onde vão passar nomes como Arcade Fire, Fleet Foxes, Dead Combo e Legendary Tigerman, entre outros. Passes e bilhetes diários podem ser adiquiridos nos locais habituais ou na App Vodafone Paredes de Coura.

LÊ TAMBÉM: MANGA & COMIC EVENT REGRESSA A FARO NOS DIAS 4 E 5 DE AGOSTO