Reciclar
Fotorafia: Visualhunt

Reciclar passa a dar direito a descontos no supermercado

A partir de hoje, dia 2, entra em vigor a campanha Reciclar Vale Mais. Em 15 lojas da cadeia de supermercados Pingo Doce vão estar disponíveis ecopontos onde a entrega de embalagens usadas dá, em troca, descontos em cartão. A campanha é organizada pela Environmental Global Facilities e vai ser testada até dia dois de outubro.

Por cada entrega de embalagens usadas em sacos de 30 ou 50 litros, o cidadão recebe 10 ou 15 cêntimos de desconto em cartão, que pode utilizar de imediato. O objetivo do projeto passa por aumentar a quantidade de embalagens recicladas e pela promoção da separação dos resíduos. 

“Temos em Portugal 33 por cento de pessoas que não fazem nada pela reciclagem. Temos que ser mais criativos porque praticamente nos últimos quatro ou cinco anos o valor ‘per capita’ não teve incremento”, explicou Carlos Martins, secretário de Estado do Ambiente, na sessão de apresentação do projeto, na Quinta do Conde.

As 15 lojas que acolhem a iniciativa são as seguintes: Quinta do Conde, Barreiro e Alcochete (Setúbal); Porto de Mós e Batalha (Leiria); Aveiro e Águeda (Aveiro); Vila Nova de Gaia (Coimbrões) e Santa Maria da Feira (Porto); Fafe e Vizela (Braga); Viana do Castelo, Monção (Gandra), Vila Nova de Cerveira (Lugar de Faias) e Arcos de Valdevez (Viana do Castelo).

LÊ TAMBÉM: REDUZIR O PLÁSTICO: DEZ FORMAS E PRODUTOS ALTERNATIVOS
Projeto com financiamento europeu

A ação Reciclar Vale Mais está integrada no projeto Ecoponto com Desconto, financiado pela União Europeia. Este projeto foi aprovado pelo POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos).

“A associação da reciclagem a um benefício económico é uma maneira de trazer as pessoas para este problema”, defendeu Gabriela Ventura, presidente do conselho de administração da Environmental Global Facilities. O secretário de Estado do Ambiente também acredita no sucesso da iniciativa e espera que esta se transforme num “projeto contínuo”. 

Mais Artigos
Lady Gaga Chromatica
Lady Gaga adia lançamento do álbum ‘Chromatica’