Smarthphone Android
Fotografia: Pexels

Huawei ultrapassa Apple no trimestre em que a Nokia voltou ao top

Após sete anos numa corrida renhida com a líder Samsung em termos de smartphones distribuídos, a Apple foi posta em terceiro lugar pela Huawei no segundo trimestre de 2018. A velhinha Nokia dá sinais de estar de volta.

Segundo dados da IDC, que segue o mercado global de smartphones, a Huawei distribuiu 54,2 milhões de dispositivos, 40% mais do que em 2017. Isto corresponde a 15,8% de todos os smartphones distribuídos no último trimestre.

Tabela dos envios de smartphones globais no segundo trimestre de 2018, pela IDC
Fonte: IDC

Apesar deste sucesso, a marca ainda não conseguiu entrar em grandes mercados como os Estados Unidos e Austrália, devido às suas alegadas ligações ao governo chinês e preocupações de segurança.

É de notar a dominância da marca no seu mercado natal, onde tem uma quota recorde de 27% dos envios do trimestre. Para comparação, a Apple distribuiu 41,3 milhões de iPhones, ligeiramente mais do que o mesmo período em 2017.

iPhone X (10)
Fotografia: Unsplash

Vale a pena lembrar que o portfolio de produtos da Apple é bastante mais reduzido, e todos os dispositivos novos, salvo edições limitadas, saem no outono.

Isto corresponde à “época baixa”, em que quem esta interessado num iPhone topo de gama já está à espera dos próximos modelos.

A Apple também vende iPhones a um preço médio (cerca de 685 euros) bastante mais alto do que a concorrência (Um dispositivo Samsung custa, em média, 202,5 euros).

Por falar na Samsung, a empresa sul-coreana ainda mantém a liderança a uma distância considerável dos oponentes, com 71,5 milhões de dispositivos distribuídos, embora esse número tenha diminuído face ao ano passado.

Samsung Galaxy S8
Fotografia: Pexels

Tal como a Apple, a Samsung também está entre lançamentos: o Galaxy S9 saiu em março e o Galaxy Note 9 está para ser revelado em breve.

Xiaomi em explosão, Nokia de volta aos rankings

Com um crescimento de quase 50% desde 2017, a Xiaomi tem-se expandido de forma agressiva na Europa, inclusive com lojas em Portugal. Para além destes novos mercados, continua a dominar a Índia, onde já ultrapassou a Samsung.

A Nokia, agora uma marca da empresa Finlandesa HMD Global, faz uma entrada surpresa em 9.º lugar, com 4.5 milhões de smartphones distribuídos e um crescimento de 782% desde 2017.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
RTP3 Operação Marquês
RTP3 bate máximo do ano no ‘Dia D’ da Operação Marquês