Com estreia no próximo dia 1 de agosto, o Teatro do Bairro leva a cena a peça MacBeths, no Museu Arqueológico das Ruínas do Carmo, em Lisboa. Durante 16 noites podes assistir a uma adaptação da peça original, um ponto de vista diferente, trazido até nós pela escritora Luísa Costa Gomes.

A peça

Macbeths! Shakeaspeare escreveu-a entre 1603 e 1607. Luísa Costa Gomes deu-lhe outra vida. Numa homenagem ao grande dramaturgo inglês, Luísa constrói uma peça-em-peças, com excertos de outros textos. Temos presente nesta peça Ricardo II, Otelo, Hamlet, Rei João, Como Queiram, Henrique V, Henrique VI, Dois Cavaleiros de Verona, Júlio César,  Cimbelino, O Mercador de Veneza para além da óbvia MacBeth.

Esta é a peça mais curta de Shakespeare. Fala-nos sobre um regicídio e as suas catastróficas consequências. MacBeths é construída em três momentos: o sonho pelo poder, com base na crença de um destino superior; o pesadelo desse próprio poder, os remorsos do assassinato do Rei; por fim, o que acontece nos bastidores de MacBeth, quando Lady Macbeth desaparece do palco.

Com interpretação de Margarida Vila-Nova, Cláudio da Silva, João Cabral, fazem também parte da peça alguns alunos finalistas da ACT-Escola de Actores. A encenação fica a cargo de António Pires.

MacBeths

Foto: divulgação

O palco

Para esta peça, não há melhor palco que o Museu Arqueológico do Carmo, as Ruínas da Igreja do Carmo. Este monumento teve a sua quota parte de tragédia. Destruído parcialmente durante o terramoto de 1755, houve uma tentativa de recuperação no reinado de D. Maria I, porém sem sucesso, devido à extinção das ordens religiosas em Portugal. Durante o Estado Novo foi convertido em instalações militares onde, em 1974, Marcelo Caetano se refugiou da revolução. No final do século, esteve novamente encerrado. Devido às obras da estação de metro do Chiado, graves danos foram provocados ao edifício.

Para ver

Podes ver esta peça entre dias 1 e 18 de agosto, de segunda a sábado, sempre às 21h30.
Os bilhetes estão à venda online. A partir de 1 de agosto, também os podes comprar numa bilheteira própria para o efeito, em frente ao Convento do Carmo, entre as 15h00 e as 20h00. Os bilhetes custam entre 8 e 16 euros.