Ao contrário do que se possa pensar, nem só de uvas se faz o vinho. Para os vegans, temos boas notícias: acaba de chegar ao mercado o primeiro vinho alentejano vegan.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) garante que o número de pessoas que seguem uma dieta vegan está a aumentar em todo o mundo. Para fazer face ao cada vez maior número de vegans, muitas marcas estão a aderir ao movimento e a colocar no mercado produtos de origem vegan.

O primeiro vinho vegan português produzido no Alentejo está a cargo da Ribafreixo Wines cujas vinhas se situam na vila da Vidigueira.

 

vinho

A herdade fica na Vidigueira, no Alentejo.

A  marca já tem vários vinhos reconhecidos pela Vegan Society. Esta organização não-governamental foi fundada em 1944 e dedica-se a promover e apoiar o veganismo a nível internacional.

Uma das suas funções é certificar produtos como os vinhos Ribafreixo. O girassol – símbolo da Vegan Society – pode ser encontrado em comida, bebida, produtos de beleza, de higiene, de limpeza e ainda em alguns serviços.

LÊ TAMBÉM:  OLÁ LANÇA CORNETTO VEGAN

Como é feito um vinho vegan?

A razão pela qual nem todo o vinho é considerado vegan tem que ver com a forma como o mesmo é clarificado.

A clarificação é um processo de purificação do vinho, no qual é acrescentado ao vinho uma proteína que atrai as matérias sólidas. Apesar de estas não serem prejudiciais à saúde, se não forem retiradas, o vinho ficaria turvo, e não translúcido e brilhante.

No processo de clarificação são utilizadas substâncias que podem ser de origem mineral ou animal e que ainda que não permaneçam no vinho pois funcionam apenas como íman, fazem parte do processo.

Os mais usados são a caseína (uma proteína do leite), gelatina (proteína animal) e albumina (da clara do ovo).“A Ribafreixo, ciente dessa realidade, opta, nesse processo, apenas por utilizar elementos alternativos, de origem mineral e/ou vegetal”, explica a marca à NiT.

O Pato Frio Antão Vaz 2016 (casta autóctone da Vidigueira), o Pato Frio Cashmere e o Pato Frio Red Edition (medalha de Ouro no Portugal Wine Trophy 2018) são alguns dos vinhos vegan produzidos pela marca.