A Disney e a Lucasfilm anunciaram o elenco do próximo filme da saga Guerra das Estrelas (1977- ), projeto para já intitulado de Star Wars: Episode IX (2019) e que dará por terminada a nova trilogia. Assim, está confirmado o regresso de Carrie Fisher, que faleceu a 27 de dezembro de 2016, através da utilização de cenas gravadas para Star Wars: Episódio VII – O Despertar da Força (2015) que não saíram na sua versão final.

O novo filme vai ainda contar com outra surpresa: Mark Hamill, cujo Luke Skywalker se pensava findado no episódio anterior, o único da trilogia não realizado por J.J. Abrams – mas por Rian Johnson.

Encontrar uma conclusão verdadeiramente satisfatória para a saga Skywalker sem ela [Carrie Fisher] iludiu-nos. Nunca iríamos fazer outro casting, ou usar uma personagem gerada em computador“, explicou o realizador, J.J. Abrams. “Com a ajuda e a benção da sua filha, Billie, encontrámos uma forma de honrar o legado da Carrie, bem como o da sua Leia, no episódio IX ao usar cenas que filmámos juntos para o episódio VII“, contou o mesmo em comunicado.

Para além de Princess Leia (a personagem de Carrie Fisher), o novo filme também vai contar com Lando Calrissian, que já tinha aparecido no spin-off Han Solo: Uma História de Star Wars (2018) pela interpretação de Donald Glover. Desta vez, marca o regresso do ator Billy Dee Williams, que lhe deu vida pela primeira vez no clássico Star Wars: Episódio V – O Império Contra-Ataca (1980), mas que já não aparecia no grande ecrã desde o episódio seguinte, do ano de 1983.

Também Anthony Daniels continuará dentro da sua máquina, o famoso C-3PO. Naomi Ackie, conhecida por Lady Macbeth (2016), e Richard E. Grant, ator que entrou em filmes como Jackie (2016) e Gosford Park (2001), são dois novos nomes no elenco já desvendado pelas produtoras.

Depois de Missão Impossível 3 (2006), também realizado por J.J. Abrams, a sua chegada a este elenco marca outra colaboração do cineasta com a atriz Keri Russell. No entanto, ainda não foi antecipado de que lado da força esta vai ficar.

De resto, a equipa permanecerá firme e semelhante à dos anteriores dois filmes, com o regresso de atores como Daisy Ridley, Adam Driver, John Boyega ou Oscar Isaac. John Williams também vai continuar no banco do compositor.

O filme tem estreia marcada, nos Estados Unidos, para 20 de dezembro de 2019. Para Portugal, a data ainda não foi confirmada.