Rum Fest
Rum Fest, Mercado de Campo de Ourique (Fotografia: divulgação)

Há mais um festival de verão: desta vez é o Rum Fest

Rum Fest: o nome diz tudo. No próximo fim de semana – dias 27 e 28 de junho – o rum é o protagonista no Mercado de Campo de Ourique, em Lisboa. A bebida é usada em variados cocktails e receitas. O rum, cuja história remonta ao tempo dos piratas, é agora a bebida da modernidade.

Sailor Jerry, Plantation e Gosling’s são os cabeças de cartaz do Festival. Estas são as três marcas com que vão ser preparados os cocktails e receitas. Cada uma tem diferentes particularidades relacionadas quer com a origem, quer com sabor mais acentuado ou mais suave.

A base das bebidas do festival é o rum. A este será adicionado água tónica Fever-Tree, formando diversas combinações. Cada uma terá um valor de 5,00 euros.

Rum Fest
Rum Fest, Mercado de Campo de Ourique (Fotografia: divulgação)
Rum

O rum é uma bebida histórica e muito associada aos piratas. Devido ao elevado teor alcoólico diz-se que os encorajava para os combates.

Mas além de lendas, sabe-se que o rum é feito a partir da fermentação do melaço da cana de açúcar e produzido nas ilhas do Caribe.

Para atenuar o elevado nível de álcool e dar um sabor mais sofisticado, ao longo do tempo criaram-se várias receitas. Uma delas, em que o rum é o principal ingrediente, é o famoso daiquiri.

Rum Sailor Jerry

Esta marca de rum surgiu em 2000 e é uma homenagem ao artista, tatuador e marinheiro, Norman “Sailor Jerry” Collins, que contribuiu para a evolução do estilo de tatuagem old school.

Esta bebida tem uma mistura de especiarias naturais, como a baunilha e a canela. Tem um toque spiced, que a torna original e diferente.

Platantion

Mais um nativo do Caribe, este é um rum cremoso. Surgiu pelas mãos de Alexander Gabriel quando recuperou as vendas da Maison Ferrand, que estavam em declínio.

A reputação do Rum Plantation já fez com que fosse premiado com o Master Blender nos prémios de rum “world’s best”, pelo prémio Goldern Barrel Award e nomeado Distiller of the Year pelo The American Institute.

Gosling’s

O Rum Gosling’s é já centenário e ao longo do tempo foi aperfeiçoando a receita. A criação mais recente é o Gosling’s Black Seal.

Tem um sabor forte e ao mesmo tempo refinado. Esta edição já lhe valeu uma medalha de platina atribuída pelo Beverage Testing Institute.

Mercado de Campo de Ourique

Para degustar todas as bebidas de rum foi escolhido um espaço histórico português: o Mercado de Campo de Ourique.

Este foi alvo de um projeto de renovação que deu vida ao antigo mercado tradicional, introduzindo um conceito gourmet. Tem mais de uma dezena de restaurantes com pratos preparados por chefs. Muitos dos quiosques estão ligados à gastronomia tradicional portuguesa.

O mercado fica na Rua Coelho da Rocha, Campo de Ourique em Lisboa.

Lê mais sobre a renovação no Mercado de Campo de Ourique

Além do rum, recebe música. Esta está presente em todos os festivais e este não é exceção.

Na primeira noite o Dj Jorge Simões vai animar (ainda mais) o Rum Fest a partir das 21h. Para o dia 28, a música começa às 21h30 com uma atuação ao vivo de Fénix.

No sábado o Festival começa às 19h no da 27 de julho. Já no domingo, tem início às 12h para abrir o apetite e decorre pela noite dentro até à 1h.

Mais Artigos
tina turner
Tina Turner. O que sabemos sobre o novo documentário da HBO