Foram anunciados, na passada terça-feira (24), os primeiros filmes a estrear no TIFF 2018. O festival decorre de 6 a 16 de setembro.

O Festival Internacional de Cinema de Toronto marca a abertura da época de festivais e prémios na indústria cinematográfica. Alguns dos mais antecipados filmes do ano estreiam no festival canadiano. Claire Denis, Damien Chazelle, Barry Jenkins, e Steve McQueen são alguns dos nomes presentes.

High Life é a estreia de Denis na língua inglesa. Há poucos detalhes sobre o enredo. Sabe-se apenas que trata de um grupo de criminosos que tenta encontrar energia alternativa no espaço. No papel principal está Robert Pattinson (Good Time). Chazelle traz de volta Ryan Gosling (La La Land). Desta vez interpretará Neil Armstrong. First Man é uma biografia do astronauta americano na primeira viagem à Lua. Depois de uma pausa de cinco anos desde 12 Anos Escravo, McQueen está de volta com Widows. O filme é sobre um grupo de viúvas que tentam acabar um assalto, depois dos maridos terem sido mortos na primeira tentativa. O elenco conta com nomes como Viola Davis (Fences) e Daniel Kaluuya (Get Out).

Lê também: NOVO FILME DE DAMIEN CHAZELLE ATERRA EM PORTUGAL A 11 DE OUTUBRO

Há outros nomes de destaque em cima da mesa. If Beale Street Could Talk, de Barry Jenkins, é uma adaptação do romance de James Baldwin. Kiki Layne está no papel principal, como uma mulher do Harlem que tenta provar a inocência do marido, enquanto grávida do seu primeiro filho. Beautiful Boy será o primeiro filme em inglês do realizador belga Feliz van Groeningen. No papel principal está Timothée Chalamet, que interpreta um jovem viciado em metanfetaminas. Steve Carell veste a pele de seu pai. O remake de A Star is Born será a estreia de Bradley Cooper enquanto realizador. O filme conta com Lady Gaga no papel de uma jovem cantora com um enorme talento mas pouca autoestima.

Esta primeira leva viu anunciados 50 filmes, dos cerca de 300 que costumam passar por Toronto todos os anos. “Acho que não vão ver um melhor line up em qualquer outro festival, este Outono,” declarou Cameron Bailey, co-diretor do festival.