Fotografia: Pixabay

5 locais para ver o maior eclipse lunar do século

É já na noite desta sexta-feira, dia 27, que vai acontecer o maior eclipse lunar do século XXI. A lua vai ultrapassar a sombra da Terra e obter um tom avermelhado. Marte também vai estar muito próximo da Terra. Estes fenómenos vão ser visíveis em Portugal e, por isso, o Espalha-Factos sugere-te 5 sítios para não os perderes.

Jardins do Museu da Quinta de Santiago – Leça da Palmeira
Fotografia: facebook.com/museuquintasantiago/

O Museu da Quinta de Santiago e a Associação de Física da Universidade de Aveiro vão organizar uma sessão gratuita de observação do eclipse lunar. Os jardins do Museu vão ser o ponto de observação do fenómeno que começa às 21h22.

José Augusto Matos, formador e divulgador na área da astronomia, vai orientar a atividade. O evento tem a duração de cerca de uma hora e 40 minutos e não é necessária inscrição prévia.

Teatro Romano – Museu de Lisboa
Fotografia: facebook.com/museudelisboaEGEAC/

O terraço do Teatro Romano, em Lisboa, vai estar aberto para quem quiser observar o céu na companhia de investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço. A entrada é livre.

Além do eclipse lunar, a atividade propõe o uso de telescópios para ver os planetas com nomes de deuses romanos (Júpiter, Saturno e Vénus). Vai ainda ser possível descobrir mais sobre as estrelas e conversar com os investigadores sobre as últimas descobertas no estudo do sistema solar.

LÊ TAMBÉM: PAÇO DOS DUQUES DE BRAGANÇA É O MUSEU MAIS VISITADO A NORTE DO PAÍS
Centro de Educação Ambiental da Quinta do Covelo – Porto
Fotografia: cm-porto.pt

A Quinta do Covelo, no Porto, é outro dos locais para ver o eclipse lunar. Marte aqui tão perto é o nome da iniciativa do Planetário do Porto – Centro Ciência Viva, em parceria com o Centro de Astrofísica da Universidade do Porto.

Há 15 anos que Marte não estava tão perto da Terra e tal não vai voltar a acontecer até 2035. Este é o mote desta ação que faz parte do programa Ciência Viva no Verão em Rede 2018. A entrada é gratuita.

Piscinas do Pesqueiro – Açores
Fotografia: facebook.com/ccrg.oasa/

A atividade Banhos de Lua já é habitual em Ponta Delgada, organizada pelo Observatório Astronómico de Santana. Desta vez, as Piscinas do Pesqueiro vão ser o palco da observação noturna do eclipse lunar, mas não só. A ideia passa também por mergulhar à luz da lua.

O evento é organizado em parceria com a Associação Portas do Mar e é parte integrante do programa Ciência Viva no Verão em Rede 2018. É gratuito e a segurança dos banhistas é assegurada com vigilância.

Serra de Sintra
Fotografia: Visualhunt

Uma forma diferente de viver este acontecimento pode ser através de uma caminhada noturna na Serra de Sintra. O percurso tem oito quilómetros e começa no Convento dos Capuchos. A organização é da Lynx Travel e promete um passeio de descoberta pelos segredos de Sintra durante mais de três horas.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
muito barulho por nada
Dia Mundial do Teatro: vai ao teatro sem sair de casa e sem pagar bilhete