É já na noite desta sexta-feira, dia 27, que vai acontecer o maior eclipse lunar do século XXI. A lua vai ultrapassar a sombra da Terra e obter um tom avermelhado. Marte também vai estar muito próximo da Terra. Estes fenómenos vão ser visíveis em Portugal e, por isso, o Espalha-Factos sugere-te 5 sítios para não os perderes.

Jardins do Museu da Quinta de Santiago – Leça da Palmeira

Fotografia: facebook.com/museuquintasantiago/

O Museu da Quinta de Santiago e a Associação de Física da Universidade de Aveiro vão organizar uma sessão gratuita de observação do eclipse lunar. Os jardins do Museu vão ser o ponto de observação do fenómeno que começa às 21h22.

José Augusto Matos, formador e divulgador na área da astronomia, vai orientar a atividade. O evento tem a duração de cerca de uma hora e 40 minutos e não é necessária inscrição prévia.

Teatro Romano – Museu de Lisboa

Fotografia: facebook.com/museudelisboaEGEAC/

O terraço do Teatro Romano, em Lisboa, vai estar aberto para quem quiser observar o céu na companhia de investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço. A entrada é livre.

Além do eclipse lunar, a atividade propõe o uso de telescópios para ver os planetas com nomes de deuses romanos (Júpiter, Saturno e Vénus). Vai ainda ser possível descobrir mais sobre as estrelas e conversar com os investigadores sobre as últimas descobertas no estudo do sistema solar.

LÊ TAMBÉM: PAÇO DOS DUQUES DE BRAGANÇA É O MUSEU MAIS VISITADO A NORTE DO PAÍS
Centro de Educação Ambiental da Quinta do Covelo – Porto

Fotografia: cm-porto.pt

A Quinta do Covelo, no Porto, é outro dos locais para ver o eclipse lunar. Marte aqui tão perto é o nome da iniciativa do Planetário do Porto – Centro Ciência Viva, em parceria com o Centro de Astrofísica da Universidade do Porto.

Há 15 anos que Marte não estava tão perto da Terra e tal não vai voltar a acontecer até 2035. Este é o mote desta ação que faz parte do programa Ciência Viva no Verão em Rede 2018. A entrada é gratuita.

Piscinas do Pesqueiro – Açores

Fotografia: facebook.com/ccrg.oasa/

A atividade Banhos de Lua já é habitual em Ponta Delgada, organizada pelo Observatório Astronómico de Santana. Desta vez, as Piscinas do Pesqueiro vão ser o palco da observação noturna do eclipse lunar, mas não só. A ideia passa também por mergulhar à luz da lua.

O evento é organizado em parceria com a Associação Portas do Mar e é parte integrante do programa Ciência Viva no Verão em Rede 2018. É gratuito e a segurança dos banhistas é assegurada com vigilância.

Serra de Sintra

Fotografia: Visualhunt

Uma forma diferente de viver este acontecimento pode ser através de uma caminhada noturna na Serra de Sintra. O percurso tem oito quilómetros e começa no Convento dos Capuchos. A organização é da Lynx Travel e promete um passeio de descoberta pelos segredos de Sintra durante mais de três horas.