A Eleven Sports entrou de rompante no mercado televisivo português, e os efeitos do “terramoto” que causou ainda estão por apurar. Para já, a empresa britânica conseguiu pôr fim a um quase monopólio de 20 anos da Sport TV nos canais desportivos por subscrição, colocando o maior desafio de sempre à estação da Olivedesportos.

Perante as dúvidas e incertezas que a chegada da Eleven Sports originou, o Espalha-Factos preparou um conjunto de perguntas e respostas com tudo o que sabe sobre a revolução em curso no mercado dos direitos desportivos na televisão portuguesa.

De onde veio a Eleven Sports?

Fundada em 2015, a Eleven Sports é uma operadora britânica que tem investido em direitos televisivos de provas desportivas, principalmente em mercados mais pequenos, com uma forte aposta no streaming.

Depois de começar a sua atividade em países como a Polónia, Taiwan ou Singapura, a Eleven Sports agitou as águas no mercado televisivo britânico quando, em maio deste ano, conquistou à poderosa Sky Sports os direitos da liga espanhola, à qual juntou depois a Serie A italiana. O mercado português faz parte da estratégia de expansão da empresa.

A Liga dos Campeões é o principal trunfo da Eleven Sports. (Foto: Lluis Gene/AFP)

Que direitos comprou a Eleven Sports?

A Eleven Sports entrou com estrondo no mercado dos direitos televisivos em Portugal ao comprar a Liga dos Campeões e a La Liga espanhola para as próximas três épocas, retirando à Sport TV dois dos seus principais ativos.

A estas competições viriam a juntar-se as próximas três épocas das ligas francesa, escocesa e belga. A partir da época 2019/2020, e por um período de dois anos, também a Bundesliga e a Supertaça alemã se vão jogar na Eleven Sports.

A estação promete continuar a alargar o seu leque de direitos, e a última aquisição anunciada foi a da UEFA Youth League, competição entre as equipas de juniores dos clubes presentes na Champions. Outras modalidades estarão na calha, segundo a empresa, que também assegurou os direitos de distribuição do canal oficial do Arsenal em Portugal.

A Liga Espanhola será transmitida pela Eleven Sports nas próximas três épocas. (Foto: Reuters)

Onde posso ver a Eleven Sports?

A Eleven Sports vendeu os direitos de distribuição dos seus dois canais (mais quatro canais temporários pop up para eventos específicos) à Nowo, e neste momento esta é a única operadora que confirmou a presença dos canais na sua grelha, onde deverão emitir a partir de 1 de agosto.

A Nowo, que é a única operadora de cabo que não está presente na estrutura accionista da Sport TV, está a negociar com MEO, NOS e Vodafone a distribuição dos canais Eleven SportsDanny Menken, o diretor-geral da Eleven Sports, acredita que os canais estarão presentes em todas as operadoras. “Como podem [as operadoras] fechar o mercado? Como podem dizer aos seus subscritores que não têm a Champions ou a La Liga?“, questionava Menken numa entrevista recente ao Expresso.

Além da aposta na televisão linear, a Eleven Sports, que ganhou fama de “Netflix do desporto” pela sua aposta no streaming em vários países, apostará também na transmissão online dos seus conteúdos, em condições que ainda estão por anunciar.

Quanto custa aderir à Eleven Sports?

A subscrição da Eleven Sports na Nowo tem o custo mensal de 9,99 euros, incluindo os seus dois canais fixos e quatro canais pop up. A subscrição da plataforma de streaming terá um preço semelhante.

Tenho de ter Eleven Sports para ver a Liga dos Campeões?

Com a confirmação do acordo entre a Eleven Sports e a TVI anunciado esta sexta-feira, fica salvaguardada para a época 2018/19 a transmissão em sinal aberto de um jogo por jornada da Champions, com prioridade para as equipas portuguesas. Toda a restante competição só poderá ver vista nos canais Eleven Sports.

Lê também: Liga dos Campeões sai da RTP para a TVI

O que resta à Sport TV?

Apesar do forte rombo causado pela entrada da Eleven Sports no mercado português, a Sport TV mantém no seu portefólio aquele que é provavelmente o maior foco de atração de subscritores: o exclusivo de todos os jogos da Liga NOS, com excepção das partidas do Benfica em casa, que se manterão na BTV. Outras competições nacionais como a Taça de Portugal e a Taça da Liga também continuam na Sport TV.

Com a atenção de muitos amantes do futebol a dirigir-se para a liga italiana, após a contratação de Cristiano Ronaldo pela Juventus, a Sport TV garantiu a renovação dos direitos de transmissão da Serie A por mais três épocas. A liga chinesa, até aqui transmitida n’A Bola TV, foi outra aquisição recentemente anunciada.

A estreia de Ronaldo na Serie A poderá ser vista na Sport TV. (Foto: Juventus)

Também a Premier League se mantém na Sport TV, pelo menos até ao final da próxima época. Com a Liga dos Campeões a escapar para as mãos da Eleven Sports, a Liga Europa deverá manter-se na Sport TV, com um jogo por jornada a ser transmitido também na SIC.

Quanto a outras modalidades, os direitos da Fórmula 1, Moto GP, NBA, WWE e UFC são neste momento alguns dos trunfos da Sport TV, mas a Eleven Sports promete novidades para breve.

Não se conhece, para já, nenhuma alteração nos preços dos canais Sport TV. Os pacotes de 5 canais oscilam entre os 23,99 e os 29,99 euros, chegando a 59,99 no caso dos pacotes para empresas. Foi entretanto descontinuado o pacote Sport TV Futebol Internacional, que incluía os canais 2 e 3 por 9,99 euros.