As sugestões do Plano Nacional de Leitura (PNL) no 1.º semestre de 2018 já se encontram disponíveis. Mas, este ano, com algumas (e boas) alterações, que vêm facilitar a decisão do leitor. Agora é possível aceder às listas de livros recomendados através de um motor de pesquisa por idade, nível de leitura, tema, língua ou formato.

A primeira ideia que associamos ao PNL é a lista de livros publicada para leitura obrigatória (ou recomendada) dos alunos na escola. Já foi assim! Mas com o tempo evoluiu bastante. Na verdade, atualmente o PNL é uma recomendação semestral (uma das alterações introduzidas: antes a recomendação era anual), de um conjunto de livros selecionados com o objetivo principal de aumentar os hábitos e os índices de leitura da população.

De acordo com o Quadro Estratégico PNL2027, esta iniciativa surgiu pela primeira vez em Portugal com “(…) a dinamização do Programa Nacional de Promoção da Leitura (1997), mas foi já neste século, graças ao lançamento do Plano Nacional de Leitura, em 2006, que esta problemática adquiriu uma atenção particular.” Ainda de acordo com este quadro estratégico, “pelo alargamento dos agentes envolvidos, dos públicos-alvo, das áreas cobertas, das metodologias adotadas e dos meios e suportes requeridos, o PNL2027 assume uma nova ambição (…)”.

PNL

Foto: Site oficial PNL2027

Esta nova ambição é conseguida de várias formas. Uma delas é a maneira muito mais dinâmica como as sugestões são apresentadas: um catálogo online, no website do PNL2027 permite a procura de um livro por idade, nível de leitura, tema, formato ou língua. Assim, quer seja adulto ou jovem, tenha uma leitura inicial ou fluente, goste de poesia ou banda desenhada, pretenda ler em português ou noutra língua, o leitor consegue obter uma sugestão muito adequada às suas caraterísticas.

Rede de bibliotecas de Lisboa (BLX)

O catálogo online é disponibilizado pelo PNL2027 em parceria com a Rede BLX, o que permite ao leitor, após a sua pesquisa, ter também acesso direto à biblioteca em Lisboa onde pode requisitar o livro que pretende. Um leitor adulto, por exemplo, que pretenda ler um livro em português, de poesia e presente na recomendação de 2018, encontra 10 resultados sugeridos pelo catálogo (segundo estes critérios). O leitor seleciona Poesia, de Mário Cesariny e fica então a saber que este livro se encontra disponível na estante da Biblioteca Palácio Galveias (à data da publicação deste artigo).

Prémio Ler+ 2018

Mas esta edição do PNL2027 vai muito além das recomendações de livros. O concurso Prémio Ler+2018, com candidaturas abertas entre 18 julho e 30 setembro, pretende reconhecer o trabalho realizado em prol da melhoria dos índices de leitura dos portugueses e da promoção do gosto pela leitura e pela escrita. Este prémio, no valor de 10 mil euros, destina-se a galardoar entidades ou pessoas que se distinguem pelo seu grau de excelência nas áreas da leitura, da escrita e da literacia.

PNL

Foto: Site oficial PNL2027

LÊ TAMBÉM: URBAN SKETCHERS: ANTES DE DESENHAREM O PORTO VÃO ESBOÇAR A LIVRARIA LELLO