Joaquin Phoenix pronunciou-se pela primeira vez sobre o papel de Joker. O ator prepara-se para encarnar o personagem, uma decisão que diz ter sido “pensada com tempo e cuidado”. Mas Phoenix não será o único Joker. Confuso? O Espalha-Factos explica.

É já oficial: Joaquin Phoenix irá interpretar o Joker num filme protagonizado pelo habitual antagonista de Batman. O filme será realizado por Todd Phillips (realizador da trilogia A Ressaca) e o seu produtor será o lendário (e pouco habitual neste género) Martin Scorsese.

“Isto assusta-me muito”

Phoenix, um dos melhores actores da atualidade e reconhecido pelo seu intenso method acting, deu a primeira grande entrevista sobre o papel. Ao Collider, Phoenix assegurou que escolhe sempre com muita ponderação os papeis e está a trabalhar de perto com o realizador. “Estou a  ter reuniões e discussões com o Todd, acho que ele é impressionante e tem um entendimento muito próprio deste mundo. E por isso há algo de tão apelativo em trabalhar com ele neste projecto“, afirmou Phoenix.

Recorde-se que o Joker é uma das personagens mais famosas e admiradas dos comics. O vilão, eterno inimigo de Batman e terrorista constante de Gotham City, já passou por muitas encarnações. Joker já foi interpretado por Cesar Romero, Jack Nicholson e Mark Hamill em versão animada. Heath Ledger levou o personagem a um novo patamar de popularidade, arrecadando dezenas de prémios (póstumos), incluindo o Oscar para Melhor Ator Secundário.

Joaquin Phoenix não esconde o que sente relativamente ao personagem: “Isto assusta-me muito, é um universo muito próprio. É um universo que parece único, é o seu próprio mundo e isso é assustador.” Joaquin Phoenix revelou ainda que já andava ponderar envolver-se num projecto semelhante há algum tempo: “Há 3 ou 4 anos atrás, telefonei ao meu agente e disse-lhe: ‘Porque não pegar numa destas personagens, um dos vilões, e pô-la num filme de baixo orçamento, um estudo sobre a personagem?’ “.

“As personagens de comics merecem ser estudadas”

Sobre as restantes versões de Joker por outros actores, Phoenix é peremptório: “Eu pensei que não era capaz de fazer este personagem. Já foi feito, simplesmente não consigo. Então estava a pensar noutras personagens. Quando ouvi falar desta ideia, fiquei satisfeito. Era mesmo o que eu tenho estado a pensar, o que eu queria trazer para o ecrã.”

Ao Collider, Joaquin Phoenix teceu ainda algumas observações sobre o que esperar deste próximo filme. “Não classificaria isto como fazendo parte de um género específico. Não é um filme de super-heróis, nem um filme de estúdio. É… algo único e o mais importante é que o Todd me parece muito apaixonado e devoto ao projecto. E isso é muito, muito entusiasmante. Eu acho que, debaixo da excitação que estes filmes geram, e da sua dimensão , há uma série de personagens incríveis que estão a lidar com problemas da vida real. E, às vezes isso é exposto, outras vezes não. Sempre achei que há personagens nos comics que merecem a oportunidade de serem estudadas. E acho que isso é o que o Todd quer fazer aqui.”

Três filmes com Joker?

Importa referir que este não será o único filme que será protagonizado pelo Joker a estrear em breve. Conforme o Espalha-Factos já noticiou, Jared Leto será protagonista num outro filme de Joker. Esse, protagonizado por Leto, irá inserir-se diretamente no universo cinematográfico da DC, o que significa que terá continuidade com os restantes filmes da DC. Neste caso, Esquadrão Suicida, Batman vs Super-Homem, Mulher-Maravilha e Liga da Justiça.

Já o projecto da presente notícia, protagonizado por Joaquin Phoenix, não fará parte do mesmo universo cinematográfico da DC. Não esquecer ainda que a DC prepara um outro filme com Joker, a sequela de Esquadrão Suicida. Este terceiro projecto insere-se também na mesma continuidade cinematográfica e contará igualmente com Jared Leto, seguindo-se ao primeiro Esquadrão Suicida.

Confuso? É bem possível. A DC parece estar ainda à procura do seu ritmo, apostando em várias frentes. Uma coisa é certa: esperam-nos três filmes com o Joker. Um destes será protagonizado por Joaquin Phoenix e parece ser, na verdade, o mais apelativo dos projectos.