Foto: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Paço dos Duques de Bragança é o museu mais visitado a norte do país

Mais de 620 mil pessoas visitaram os Museus e Monumentos sob tutela da Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) no primeiro semestre de 2018. O Paço dos Duques de Bragança foi o espaço que recebeu mais visitantes. 

O número de visitantes nas áreas museológicas e monumentais a norte do país continua a aumentar. Entre janeiro e junho de 2018 foram registados 622 mil visitantes, um aumento de 12,2 % em relação ao mesmo período do ano passado.

Este aumento vem confirmar os números apontados no ano passado. Em 2017, e pelo 4.º ano consecutivo, registou-se uma subida dos visitantes de museus e monumentos à tutela da DRCN na ordem dos 6,1%, em relação ao ano anterior.

Só conjunto museológico composto pelo Museu de Lamego, Museu dos Biscainhos e Museu D. Diogo de Sousa (Braga), Paço dos Duques e Museu de Alberto Sampaio (Guimarães), Museu da Terra de Miranda (Miranda do Douro) e Museu do Abade de Baçal (Bragança) teve, entre 2013 e 2017, cerca de 2,7 milhões de visitantes.

No entanto, o número aproxima-se dos 5 milhões de visitantes quando são somadas as entradas nos principais monumentos geridos pela DRCN, nos quais se destaca o Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães, com 1,5 milhões de entradas nos últimos cinco anos.

Museus e Monumentos mais visitados

O Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães, recebe a medalha de ouro entre os museus a norte do país. A residência oficial do Presidente da República no norte do país continua a ser o espaço que mais visitantes atrai, com um registo de 174.892 entradas nos primeiros seis meses do ano. Estes números traduzem-se num aumento de 9,3% em comparação com o mesmo período de 2017.

museu
Foto: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Lê também: Casa Ferreirinha já arrecadou nove medalhas de ouro este ano

Também em Guimarães se localiza o monumento mais visitado. O castelo de Guimarães continua na liderança com mais 9,4% de visitantes do que no ano anterior, o que se traduz em 135.310 visitas no primeiro semestre de 2018.

Foto: Guimarães Turismo

A Direção Regional de Cultura do Norte tem em sua tutela um vasto conjunto de monumentos, de entre os quais se incluem castelos, mosteiros, igrejas e sítios arqueológicos. Na lista estão registados quatro locais classificados como Património Mundial pela UNESCO: o Centro Histórico do Porto, o Centro Histórico de Guimarães, o Alto Douro Vinhateiro e o Sítio de Arte Rupestre Pré-Histórica do Vale do Côa.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
breaking bad Better Call Saul
‘Better Call Saul’ poderá trazer de volta os protagonistas de ‘Breaking Bad’