Fonte: Unplash

Prémio Nobel alternativo é decidido pelo público

Até 14 de agosto, as votações para o prémio alternativo ao Nobel da Literatura serão realizadas online. Depois do cancelamento do prémio por parte da Academia Sueca, a Nova Academia, criada este ano como protesto, vai atribuir um prémio alternativo.

Um novo prémio – um novo modelo

A votação pública, que teve início a 10 de julho, vai selecionar 4 candidatos, duas mulheres e dois homens, introduzindo a exigência da igualdade de género. A decisão para apurar o vencedor do prémio caberá a um painel de 4 jurados. O vencedor será anunciado a 14 de Outubro, à semelhança do calendário da Academia Sueca (AS). A cerimónia de entrega terá lugar no dia 10 de Dezembro. No dia seguinte, a organização será dissolvida.

No dia 10 de julho, foram apresentados os 47 candidatos na página oficial da Nova Academia. Os E.U.A. apresentam-se na liderança com 13 nomeados, seguidos pela Suécia, com 12, e pelo Reino Unido, com 5. A lista de nomeados conta com os sonantes nomes de Paul Auster, J.K. Rowling, Ian McEwan e Margaret Atwood.

O apuramento dos candidatos foi feito por bibliotecários suecos depois do apelo da Nova Academia. Os candidatos escolhidos poderiam ser de qualquer parte do mundo e deveriam ter pelo menos duas obras publicadas, uma delas nos últimos 10 anos. Entre os candidatos somam-se 16 nacionalidades.

Sobre o Prémio (Nobel) Alternativo

A iniciativa da Nova Academia vem responder ao cancelamento do Prémio Nobel da Literatura, anunciado a 4 de maio de 2018, por alegados escândalos sexuais que envolviam membros da Academia Sueca. Na página oficial da Nova Academia declara-se que “a literatura deve ser associada com a democracia, a transparência, a empatia e o respeito”. Alguns membros da AS assumiram publicamente que o prémio devia ser atribuído para proteger a tradição – em 75 anos, o Nobel da Literatura foi consecutivamente atribuído.

O Prémio Nobel da Literatura 2018, que contava com as nomeações de Manuel Alegre e Augustina Bessa-Luís, será entregue no ano seguinte em conjunto com o laureado de 2019, segundo avança a AS. No entanto, a mesma instituição põe em causa a atribuição do prémio se os problemas internos não forem resolvidos até à data.

LÊ TAMBÉM: ‘MOTEL QT’: A HISTÓRIA QUE TARANTINO NUNCA IRÁ REALIZAR

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
BBC
BBC Three. Canal responsável por ‘Normal People’ e ‘Fleabag’ volta à televisão no Reino Unido