Mary, Queen of Scots, protagonizado por Saoirse Ronan e Margot Robbie, já tem posters e primeiro trailer.

O filme de Josie Rourke retrata o conflito entre a rainha Maria da Escócia (Saoirse Ronan) e a sua prima, rainha Isabel I (Margot Robbie). Embora esta seja uma Maria diferente da chamada “Maria Sangrenta”, a rainha escocesa foi também uma rival de Isabel I. A sua tentativa de destronar a prima, levou à sua prisão e, mais tarde, à sua execução.

Não se sabe ao certo o nível de veracidade do filme. Pelo trailer, parece que o foco está sobre as vidas privadas e a relação entre as duas monarcas. Assuntos como religião, família e vida romântica são abordados , bem como os rumores de que Isabel I seria infértil. Seja como for, são retratadas duas mulheres intensas. No poster lêem-se as descrições “nascida para lutar”, para Maria da Escócia, e “nascida para mandar”, para Isabel I.

Focus Features

No entanto, estas descrições despoletaram alguma controvérsia nas redes sociais. Fãs e conhecedores da História da monarquia inglesa argumentam que, no limite, as frases deveriam ser invertidas. Maria da Escócia, nascida e criada na corte francesa, coroou-se rainha com apenas seis anos. A Isabel, por sua vez, foi recusada a sucessão por duas vezes.

Mary, Queen of Scots poderá vir a ser um dos “concorrentes” aos óscares. As duas protagonistas contam já com nomeações. Ronan recebeu três nomeações, e Robbie uma. O argumento está a cargo de Michael Hirst e Penelope Skinner. O filme ainda não tem data de estreia em Portugal.