O venerável Firefox poderá ser descontinuado em Android. A possibilidade surgiu depois de uma thread iniciada por Emily Kager, engenheira da Mozilla, no Twitter, que sugere que um novo navegador poderá chegar já no próximo ano.

A Mozilla estará a trabalhar num novo browser para Android, podendo descontinuar o Firefox nesta plataforma. A informação surge através de Emily Kager, no Twitter, em resposta a um utilizador.

A diminuição do foco no Fennec, o nome de código para o Firefox nas plataformas móveis, significa que a aplicação entrou em modo de manutenção em Android. Isto quer dizer que continua a receber correções para falhas de segurança e erros, só não irá receber funcionalidades novas nos próximos tempos.

Os esforços da Mozilla na plataforma móvel desenvolvida pela Google estão agora direcionados para os Android Components, que são um conjunto de bibliotecas de desenvolvimento para criar browsers ou aplicações idênticas. Estes Android Components poderão ser a base de um novo browser no decurso de 2019. Há também a possibilidade de o Firefox não ser descontinuado, mas sim reformulado com base nestas bibliotecas.

Se o futuro algo incerto do Firefox te preocupa e queres uma alternativa, deixamos-te algumas opções:

Brave

Tal como o Firefox, é um browser de código aberto, tem um foco muito forte na privacidade e vem com adblocker incluído.

Kiwi

Baseado no Chrome/Chromium, e também de código aberto, tem um adblocker incluído, um modo noturno e permite colocar a barra de pesquisa no fundo da janela.

Rocket Browser

Um peso pluma baseado no Chrome/Chromium que também se foca na privacidade do utilizador, tem adblocker incluído e ainda um modo de leitura.

Lê também: As 5 funcionalidades do novo Android P