Cristo Recrucificado é a nova peça do Teatro Experimental de Cascais (TEC), encenada por Carlos Avillez. Em cena até dia 29 de julho, a 156.ª produção do TEC leva a palco o texto de Nikos Kazartzaki. Do elenco fazem parte alunos da Escola Profissional de Teatro de Cascais (EPTC) mas também profissionais como Ruy de Carvalho.

É no Teatro Municipal Mirita Casimiro, no Estoril, que a nova adaptação do TEC ganha vida e traz os anos 20 para a atualidade.

Na Grécia, uma aldeia dominada pelos turcos celebra a Páscoa anualmente com a recriação do Mistério da Paixão de Cristo. Os atores são escolhidos entre os habitantes pelo padre da aldeia com base na sua aparência física bem como os seus comportamentos. Nesse ano, as celebrações são perturbadas pela chegada de um grupo de refugiados que procura auxílio na aldeia.

Entre os que querem ajudar e os que rejeitam o grupo de estrangeiros, os habitantes dividem-se e entram em conflito. Como consequência, os aldeões vão-se assemelhando cada vez mais às personagens que desempenham na encenação que celebra a Páscoa.

Carlos Avillez, o encenador, revelou em entrevista à SIC Notícias, que este “não é um texto oportunista, é sim um texto oportuno”, evidenciando a sua pertinência na atualidade com a atual crise de refugiados e a forma como esta divide opiniões em todo o mundo.

Sobre o elenco

Cristo Recrucificado conta com um grupo de atores extenso, dividido em seis elencos distintos. Fazem dele parte atores como Ruy de Carvalho, Tobias Monteiro, João Craveiro, José Condessa, Bárbara Branco ou Henrique Carvalho. Aos profissionais juntam-se os alunos da EPTC, entre os quais finalistas, sendo esta a sua Prova de Aptidão Profissional.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Adaptada por Graça Corrêa, a peça vai estar em cena até ao próximo dia 29 de julho no Teatro Municipal Mirita Casimiro, no Estoril. As sessões de terça a sábado são às 21h30 e aos domingos às 16h00. Os bilhetes estão disponíveis online.

LÊ TAMBÉM: PASSATEMPO: TEMOS 2 BILHETES DUPLOS PARA GERAÇÃO GLEE – O MUSICAL NO PORTO