O festival barcelense Milhões de Festa, que se realiza entre 6 e 9 de setembro deste ano, revelou as primeiras novidades do cartaz. Os Tubarões, Gazelle Twin e The Mauskovic Dance Band são alguns dos nomes confirmados. Depois de muitos meses sem haver confirmação da realização do festival, e do posterior adiamento do mesmo para setembro, o Milhões de Festa começa agora a ganhar corpo.

Milhões de Festa: quais são os primeiros nomes?

Milhões de Festa 2018 | Divulgação

Milhões de Festa 2018 | Divulgação

Os Tubarões vêm de Cabo Verde e marcam um incontornável espaço na história da luta independentista do país. Ildo Lobo foi o vocalista d’Os Tubarões, até à sua morte, em 2004. A discografia da banda é extensa e têm novo álbum confirmado a ser lançado ainda durante este ano.

Gazelle Twin também é conhecida como Elizabeth Bernholz. Produtora, compositora e performer, apresenta-nos a uma visão distópica da realidade que vê na Inglaterra da atualidade. Ouvimos tratados nos seus primeiros álbuns temas como a puberdade e a identidade de género, e o seu novo álbum, a ser lançado no final do mês de setembro, promete-nos isso, e mais ainda. Sem dúvida, a não perder em Barcelos.

Warmduscher são os filhos mais novos da família encabeçada por Fat White Family. Composta por The Saulcano, Mr. Salt Fingers Lovecraft e ex-membros dos FWF, a banda promete destruir todas as fundações que existem do seu género musical.

The Mauskovic Dance Band promete dar-nos a sonoridade de festividade sul-americana que já estamos habituados a ouvir no Milhões de Festa. Tendo isto em conta, o noise de King Gong e o rock de Tajak também não parece surpreendente.

Desta primeira vaga, o único nome português é Gonçalo. Com carimbo da Lovers & Lollypops, entrega em Barcelos um espetáculo recheado de texturas orgânicas,

Milhões de Festa 2018 | Divulgação

Milhões de Festa 2018 | Divulgação

A tradição pode já não ser o que era, mas o Milhões de Festa não muda o seu objetivo: dar a conhecer música de vários pontos do globo e de variadíssimas influências. O regresso do Milhões de Festa à cidade de Barcelos entre 6 e 9 de setembro vem com a promessa de se reinventar e de descobrir novos espaços para o encontro com a cidade e a experiência da música ao vivo.