A grande final do Campeonato do Mundo de Futebol é já no próximo dia 15 de julho, mas fora das quatro linhas a história é outra. A produtora October Films pretende aproveitar o pico que se vive na modalidade e realizar uma série-documentário sobre futebol.

A produtora britânica e norte-americana, conhecida pelo programa do canal História, Barbarians Rising, está agora a preparar um novo documentário, dividido em seis partes, sobre o chamado “desporto-rei”.

Este será um projeto em parceria com a produtora espanhola Brutal Media. O documentário chamar-se-à This is Football.

Em princípio, não será um documentário cheio de ingleses a dizer que “Football it’s coming home“, mas sim uma exploração do impacto do futebol ao nível da cultura mundial. Para além disto, tentará entender o porque desta modalidade se ter tornado o maior laço de unificação entre comunidades.

Os seus produtores pretendem pegar em várias histórias espalhadas pelo globo e em temas universais da humanidade como o amor, a esperança ou o destino.

Por forma a chegar a todos os cantos do mundo e às mais variadas culturas, This is Football está atualmente a ser gravado em países como, a Rússia, país anfitrião do mundial 2018, o Brasil, Inglaterra, China, Israel e os Estados Unidos.

Nenhuma das produtoras é conhecida pela sua aposta em conteúdos desportivos, mas dada a popularidade que este mundial adquiriu, parece o momento certo. Por agora, não há ainda nenhuma emissora confirmada para o projeto.

Em declarações à revista online norte-americana Deadline, um porta-voz da produtora October Films contou que cada episódio do documentário terá 60 minutos. Para além disso, afirmou que o principal objetivo do documentário é “explorar o poder de união do futebol entre mais de cinco bilhões de fãs de todas as raças, religiões, idiomas e origens por todo o mundo”.

Lê também: Federação Portuguesa de Futebol vai lançar canal dirigido por Nuno Santos