Lisboa e Porto estão bem perto de muitos destinos de férias. Os sonhos não estão tão longe de concretizar. O Espalha-Factos diz-te para onde podes ir este verão demorando apenas duas horas de avião.

Sem escalas e horas perdidas dentro de um avião, há viagens curtas em direção a culturas diferentes e destinos paradisíacos.  Para os que não gostam particularmente de andar de avião estes destinos podem ser ótimas opções para as férias deste verão.

Partida no aeroporto Humberto Delgado em Lisboa

Casablanca

Marrocos é um dos destinos que está cada vez mais na moda. Casablanca é a maior cidade do país e fica no litoral, junto ao oceano Atlântico. Caracteriza-se pela modernidade e ficou marcada pelo filme gravado há 76 anos – Casablanca – com a participação de Humphrey Bogart e Ingrid Bergman.

Além de mergulhar e apanhar sol, há muito para conhecer em Casablanca. Um dos locais é o Rick’s Café, onde os turistas podem vivenciar cenas cinematográficas do filme Casablanca e assistir a concertos ao vivo.

A Mesquita Hassan II é outro dos principais pontos turísticos da cidade. Dentro da grande Mesquita – com 210 metros de altura – há um teto de abrir e salas de orações.

Se precisas de fazer umas compras, o Morocco Mall é o local indicado. É dos maiores shoppings do mundo e tem um enorme aquário no centro.

Por fim, a típica Medina de Casablanca é outro local a visitar. É a parte mais antiga da cidade, onde se vende de tudo um pouco.

O voo para Casablanca demora cerca de 1 hora e 20 minutos.

Casablanca

Casablanca, Marrocos (Fotografia: xiquinhosilva/ VisualHunt)

Porto Santo

No arquipélago da Madeira, o  Porto Santo é a uma pequena ilha habitada por cerca de 5 483 habitantes. Tem apenas 42,48 quilómetros quadrados, mas não faltam locais para visitar.

A começar pela praia, a água translucida e a areia fina e dourada são muito procuradas pelos benefícios terapêuticos.

Para sair do sol nas horas de maior calor, podes visitar a Casa Museu onde viveu Cristóvão Colombo. Já para quem gosta de praticar golfe, o Porto Santo Golfe além de desafiar os jogadores, permite jogar em paralelo com uma agradável paisagem sobre a ilha.

Podes passar ainda pelo Pico Ana Ferreira, conhecido como o Piano pelas colunas prismáticas e formas irregulares. Além dos vários picos da ilha, os miradouros permitem ter uma visão sobre toda a ilha.

A viagem para Porto Santo dura cerca 1 hora e 45 minutos.

Porto Santo

Pico Ana Ferreira, Porto Santo (Fotografia: Marco/ VisualHunt)

Toulouse

Ir até França em menos de duas horas para conhecer Toulouse é possível. A cidade é conhecida como Cidade Rosa uma vez que grande parte dos edifícios tem uma tonalidade rosa devido ao uso de tijolo na construção.

Um dos principais pontos turísticos é a Praça do Capitólio, um local histórico e onde são realizadas feiras.

O Convento Jacobino está ligado à Idade Média e instalou muitas ordens religiosas. Além das variadas igrejas, há também muitos museus a conhecer.

Podes ainda passear de barco pelos canais e conhecer o Mercado Victor Hugo, famoso pela oferta de  queijos e outras marcas da gastronomia local.

O voo dura de cerca de 1 hora e 55 minutos.

Toulouse

Toulouse – Cidade Rosa – em França (Fotografia: Pedro Nuno Caetano/ VisualHunt)

Bordéus

Também em França e cinco minutos mais perto do aeroporto de Lisboa, está Bordéus. Muito conhecida pelas vinhas, tem também outros pontos a explorar.

A sexta maior cidade de França tem traços modernos e tecnológicos, mas a arquitetura remonta para o século XVIII. Grande parte dos interesses históricos estão distinguidos pela UNESCO como Património Mundial.

Enumeramos a Place de la Bourse, o Grand Théâtre de Bordeaux, a Pont de pierre, a Catedral e o Museu de Belas Artes.

Em 1 hora e 50 minutos de avião pode dizer “bonjour” a Bordéus.

Bordéus, França

Bordéus, França (Fotografia: Guillaume Flandre/ Unsplash)

Bilbau

No país vizinho, há muitas cidades por descobrir e uma delas é Bilbau. Podes começar por conhecer a gastronomia local no Mercado de la Ribeira no centro histórico – Casco Viejo.

Depois de ganhar energia, podes seguir em direção ao Museu Guggenheim, que caracteriza a arquitetura contemporânea. Uma das particularidades do museu é a mudança de cor da superfície exterior prateada consoante variação da luz do sol.

Outras atrações são o Museu de Bellas Artes, a Gran Via – um género de Avenida da Liberdade em Portugal – e o Rio Nervión.

Apenas a 1 hora e 35 minutos de viagem estás em Bilbau, Espanha.

Museu Guggenheim, Bilbau

Museu Guggenheim, Bilbau (Fotografia: Maria VD/ VisualHunt)

Partida no aeroporto do Francisco Sá Carneiro no Porto

Funchal

A capital do Arquipélago da Madeira tem mais de cinco séculos de história. Começou a desenvolver-se economicamente através do açúcar. O vinho é também parte importante da economia.

Além da doçaria produzida com o açúcar regional, é indispensável provar a típica poncha da Madeira. Os famosos carros de cestos são também das principais atrações. Num percurso de 10 minutos, dois carreiros conduzem-te desde o Monte à localidade do Livramento.

Quanto a experiências mais calmas podes passar por:

  • o Jardim Botânico da Madeira;
  • a Sé do Funchal;
  • a Igreja de Nossa Senhora do Monte;
  • a Blandy´s Wine Lodge – uma das mais antigas caves de Vinho Madeira do Funchal;
  • a praia da Laje;
  • e o Museu do Melhor Jogador do Mundo: Cristiano Ronaldo.

Podes visitar estes pontos turísticos depois de cerca de 1 hora e 55 minutos de viagem.

Carro de Cesto, Funchal

Carro de Cesto, Funchal (Fotografia: Thilo Hilberer/ VisualHunt)

Vigo

A maior cidade da Galiza oferece um pouco de mar, parques florestais, gastronomia, cultura, urbanismo e ambiente noturno.

A começar pelo mar, podes visitar as praias de Vigo e das Ilhas Cíes. Para estar em contacto com a natureza, começa por subir o Monte Alba e mergulhar na Ria de Vigo.

A cozinha galega e o marisco apanhado na Ria de Vigo são parte da gastronomia que podes provar.

Quanto à cultura, não faltam museus e exposições, que podem ser percorridas no chamado percurso dourado da arte em Vigo.

A cidade fica a cerca de duas horas de viagem do Porto.

Viagens a duas horas

Ihas Cíes, Vigo (Fotografia: xindilo/ VisualHunt)

Marselha

A segunda cidade mais populosa de França cruza a antiguidade a modernidade.

O bairro Le Panier permite conhecer o passado da cidade e estar em contacto com um ambiente artístico e artesanato local. Aqui podes encontrar o famoso sabonete de Marselha – o Savon de Marseille.

O antigo hospital Vielle Charité é atualmente um centro de cultura e ciência que integra, entre outros, o Musée d’Archéologie Méditerranéene, o Centre International de la Poésie e o cinema Le Miroir.

Com traços de modernidade podes visitar o MuCEM – Museu das Civilizações Europeias e Mediterrânicas – e também o Stade Vélodrome para os amantes de futebol e desporto. Este o segundo maior estádio francês.

Com partida no Porto, em  duas horas estás em Marselha.

Viagens a duas horas

Stade Vélodrome, Marselha (Fotografia: Omnia Mutantur/ VisualHunt)

Bristol

A cidade britânica é pouco conhecida, mas com muito por conhecer. De uma ponta – Clifton, em Bristol – a outra – Leigh Woods, em Somerset – podes percorrer a Ponte Pênsil que se estende sobre o Rio Avon.

O Museu da Cidade de Bristol e Galeria de Arte é outro dos pontos turísticos para conhecer a arte, pintura e história da região.

Ligados à religião, a Catedral de Bristol e o St. Mary Redcliffe são monumentos que marcam a cidade.

Do roteiro faz parte passar também pela Cabot Tower, o parque de Brandon Hill e pela rota da Street Art.

A viagem de cerca de 2 horas leva-te até ao Reino Unido.

Viagens a duas horas

Bristol, Reino Unido (Fotografia: Harshil Shah/ VisualHunt)

Ibiza

É paradisíaca e sinónimo de praia, descanso e festa. Ibiza é uma das ilhas do arquipélago das Baleares, famosa pela presença de vários DJs que animam a vida noturna.

Durante o dia, além de bronzear o corpo, podes passear de barco na ilha e praticar desportos aquáticos.

Uma visita que tem hora marcada é ao pôr do sol. É considerado um dos mais bonitos do mundo e pode ser visto em Sant Antoni.

Do Porto à Ilha de Ibiza demora cerca de 1 hora e 45 minutos.

Viagens a duas horas

Ibiza (Fotografia: VisualHunt)