Turim tem sido muito falada em Portugal nos últimos dias, depois de Cristiano Ronaldo ser confirmado como o novo reforço da Juventus, clube da cidade italiana. Se ficaste com curiosidade em conhecer as novas paragens do craque, o Espalha-Factos dá-te algumas sugestões sobre locais que não podes perder.

Palácio Real

Fotografia: Wikimedia Commons

O Palácio Real de Turim localiza-se na Piazza Castello, conhecida como o coração do centro histórico da cidade. Foi a primeira das residências construídas pelos Saboia, uma das mais antigas famílias nobres europeias.

Em 1997, o Palácio foi considerado Património da Humanidade pela UNESCO. No interior encontram-se tapeçarias, obras de arte e armas e armaduras dos séculos XVI e XVII. Ao lado localiza-se a Catedral de Turim.

Mole Antonelliana

Fotografia: Pixabay

Inicialmente construída como templo judaico, a Mole Antonelliana acolhe atualmente o Museu Nacional de Cinema. A coleção deste espaço inclui filmes e tecnologias do início do cinema italiano.

A Mole Antonelliana tem 168 metros de altura e o seu elevador conduz a uma plataforma de observação a 85 metros do solo, o que permite uma vista panorâmica sobre a cidade.

Via Garibaldi

Fotografia: Wikimedia Commons

A Via Garibaldi é uma movimentada rua com um quilómetro de extensão, entre a Piazza Castello e a Piazza Statuto. É popular pelas diversas lojas de marcas internacionais, restaurantes e cafés. É o local ideal para um descontraído passeio a pé.

LÊ TAMBÉM: GROM: A GELATARIA ITALIANA ABRE O SEU PRIMEIRO ESPAÇO EM PORTUGAL

Museu Egípcio

Fotografia: Wikimedia Commons

O Museu Egípcio de Turim tem uma das maiores coleções egiptológicas do mundo, com mais de seis mil obras expostas. Foi inaugurado em 1824 e inclui estátuas, sarcófagos, papiros e objetos do quotidiano do Antigo Egipto.

Depois de cinco anos em remodelação, o museu foi reinaugurado em 2015, passando a ter dez mil metros quadrados.

Parque Valentino

Borgo Medievale no Parque Valentino. (Fotografia: Wikimedia Commons)

Para que a viagem não seja feita apenas de museus e locais históricos, um espaço verde é o mais adequado para um passeio. O Parque Valentino tem mais de 500 mil metros quadrados e situa-se junto ao rio Pó.

Além da natureza, neste parque encontram-se o Castello del Valentino e o Borgo Medievale. O Castello é uma construção do século XVI que atualmente faz parte da Faculdade de Arquitetura da cidade. O Borgo tornou-se, em 1942, um museu dedicado à arquitetura e cultura medievais.